Ex-gerente de construção da linha 4 do Metrô depõe na Assembléia

O último depoimento desta quarta-feira à comissão de representação que investiga o acidente nas obras da estação Pinheiros foi o do ex-gerente de construção da linha 4 do Metrô, Marco Antonio Buoncompagno. Engenheiro há 13 anos na Companhia do Metropolitano de São Paulo, Buoncompagno respondeu a diversas perguntas dos deputados sobre procedimentos na fiscalização do contrato, sobre a modificação do método de construção e suas implicações e sobre a avaliação do contrato pelo Tribunal de Contas do Estado.
O deputado Orlando Morando (PSDB) indagou sobre a responsabilidade pela obra, que o engenheiro disse caber a diversos técnicos contratados pelo consórcio, cujos nomes estão expostos em todos os canteiros de obras. A responsabilidade pela fiscalização é do Metrô (da equipe de engenheiros da qual fazem parte os dois primeiros depoentes da audiência).
O relator da comissão, deputado Edmir Chedid (PFL), questionou a modificação do método construtivo, do sistema Shield para o sistema NATM, questão também levantada por outros deputados. Buoncompagno disse que, para analisar a alteração contratual, o Metrô formou grupo de trabalho composto por técnicos que, após meses de estudos sobre a segurança e a viabilidade da mudança, aliada ao cumprimento dos prazos estabelecidos, aceitou a sugestão, desde que sem ônus para o contratante (o Metrô).
A alteração contratual foi regular e aceita pelo MP e pelo TCE, explicou o depoente ao coordenador da comissão, Valdomiro Lopes (PSB), que perguntou se não haveria o risco de ações judiciais por parte dos concorrentes excluídos do processo de licitação. Buoncompagno afirmou que o tipo de contrato fechado (turn key) já foi utilizado diversas vezes pelo Metrô e que ele é vantajoso, pois algumas responsabilidades do contratante, nesse tipo de instrumento, são repassadas aos contratados. "Ele impõe responsabilidades a quem está de fato fazendo a obra. Não tira a responsabilidade de fiscalização da Companhia do Metrô, mas alivia o trabalho do contratante", disse Buoncompagno.
Nivaldo Santana (PCdoB) aventou a possibilidade de haver um plano de aceleração de obras. Buoncompagno disse desconhecer o fato. Confrontado com uma ata de reunião entre técnicos do Metrô e do consórcio em que se fazia menção a um "plano de aceleração da obra de Pinheiros", Buoncompagno disse lembrar-se de que dois lotes da obra da linha 4, o da Paulista e o de Pinheiros, tiveram seu início atrasado: o primeiro por licença ambiental (proximidade de posto de gasolina e possibilidade de contaminação do solo) e o segundo por entraves burocráticos na liberação do terreno.
A comissão de representação está recebendo diversos documentos, e algumas respostas serão enviadas com documentação mais tarde. Estão marcados mais 15 depoimentos, três em cada uma das audiências, que serão realizadas às terças e quartas-feiras, a partir das 14h30.
Notícias mais lidas
- Alesp aprova aumento de 10% no Salário Mínimo Paulista, que passa a ser de R$ 1.804
- Reajuste salarial de servidores é tema da 56ª Sessão Ordinária da Alesp; assista à transmissão
- Lei que transformou dor de família em ações que salvam milhares de vidas completa 10 anos
- Encontro na Alesp define reivindicações de servidores da Polícia Civil ao Executivo
- Alesp nomeia integrantes das comissões permanentes para o segundo biênio da 20ª Legislatura
- Governo envia à Alesp projetos com diretrizes orçamentárias para 2026 e reajuste do mínimo paulista
- Dia da Policial Militar Feminina exalta conquistas e promove reflexão sobre igualdade na corporação
- Veículos híbridos de SP terão isenção do IPVA por dois anos; confira regras aprovadas pela Alesp
- Mobilização em defesa de patrimônio, pesquisa e ciência paulistas marca audiência pública na Alesp
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações