Ademilson Passos estabelece equilíbrio entre realismo e lirismo no seu diálogo homem-natureza

Museu de Arte do Parlamento de São Paulo
02/08/2006 16:13

Compartilhar:

Ademilson Passos<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/Passos.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Clique para ver a imagem " alt=""Entrada de Fazenda" Clique para ver a imagem ">

Ademilson Passos é um artista que traz dentro de si inúmeros estímulos do ambiente onde vive. Suas obras são sempre marcadas pela mesma inconfundível linguagem e são explícitas de uma bem precisa matriz cultural em dialética com o ambiente.

Espaço, cor e luz são de fato dados objetivos da natureza que estão envolvidos em sua obra e carregam o traço pictórico de significados precisos e autênticos.

No âmbito de tal linguagem, sua pintura é meditada e partícipe, e a cada vez supera cada conteúdo ou mensagem, na medida em que a cor descobre de forma autônoma e em chave artística a presença essencial da natureza na vida do ser humano.

A obra de Ademilson Passos oferece seus componentes a uma fácil interpretação e a uma leitura do realismo com que interpreta a natureza brasileira. Trata-se de um resgate visceral, sugestivo, mas formalmente medido e consciente, feito através de um discurso que mostra o equilíbrio entre uma componente lírica e o realismo no fluir do diálogo homem-natureza.

Um tal confronto se oferece como chave interpretativa do homem e de sua obra, pois que nos termos mediados pela paisagem da própria terra é possível descobrir o sentido preciso de um testemunho e de uma orientação carregada de significados.

A obra "Entrada de Fazenda", doada ao Museu de Arte do Parlamento de São Paulo, inspira serenidade, onde a tensão se dissolve na luz.

O artista

A. Passos, pseudônimo de Ademilson Costa Ramos de Passos, nasceu em Juquiá (SP), em 1976. Reside atualmente em Itanhaém, onde instalou seu ateliê e realiza cursos de pintura.

Iniciou seus estudos artísticos aos 12 anos de idade com o pintor Orlando Bifulco Sobrinho (1989) e cursou desenho técnico civil no Senai de São Paulo (1991).

Esteve presente em diversos workshops: sobre historia da arte, com o professor Martinelli Danzi; em aquarela e pastel, com a artista Suzana Matos (2001); em exposições, com a museóloga Liliana Di Bella Napolitano (2002); em pintura, com Ismael J. Condotto, e escultura, com Liliana Di Bella Napolitano (2003); em pintura, com o artista Waldir Mariano (2004); e de capacitação pedagógica, no Departamento de Cultura de Itanhaém (2005).

Realizou exposições individuais na Casa do Barão, Itu, SP, e na Edward Art Gallery, Itanhaém, SP (2003). Participou das seguintes mostras coletivas: Eco Rio, Rio de Janeiro, RJ (1992); I Expo, Retratos de Itanhaém, SP; I Expo do Espaço Cultural da Caixa Econômica, Peruíbe, SP; III Salão Metropolitano da ACM, São Paulo, SP (1993); I Consorcio de Arte Coletiva, Santos, SP (1994); Homenagem a Itanhaém, SP; XVI Semana Benedito Calixto, Santos, SP(1995); Oficina Cultural Tom Jobim, Peruíbe, SP (1996) ; "Marinhas", Centro Cultural de Monte Mor, SP; II Encontro de Artistas da Fortaleza de Itaipu, Praia Grande, SP; XVII Semana Benedito Calixto e XII Salão de Artes Plásticas, , Santos, SP (1997); Operação Litoral Vivo, Itanhaém, SP (1998); I Salão de Artes Plásticas de Mongaguá, SP (2000); V Mostra de Artes Emidio de Souza, Lions Club de Itanhaém, SP (2003); e Espaço Cultural Portinari, Assembléia Legislativa de São Paulo (2006).

Recebeu inúmeros prêmios de pintura, menções honrosas e medalhas de bronze e prata em diversos salões de arte nacionais. Possui obras em diversos acervos no Brasil e no exterior e no Museu de Arte do Parlamento de São Paulo.

alesp