Ademilson Passos estabelece equilíbrio entre realismo e lirismo no seu diálogo homem-natureza
Ademilson Passos é um artista que traz dentro de si inúmeros estímulos do ambiente onde vive. Suas obras são sempre marcadas pela mesma inconfundível linguagem e são explícitas de uma bem precisa matriz cultural em dialética com o ambiente.
Espaço, cor e luz são de fato dados objetivos da natureza que estão envolvidos em sua obra e carregam o traço pictórico de significados precisos e autênticos.
No âmbito de tal linguagem, sua pintura é meditada e partícipe, e a cada vez supera cada conteúdo ou mensagem, na medida em que a cor descobre de forma autônoma e em chave artística a presença essencial da natureza na vida do ser humano.
A obra de Ademilson Passos oferece seus componentes a uma fácil interpretação e a uma leitura do realismo com que interpreta a natureza brasileira. Trata-se de um resgate visceral, sugestivo, mas formalmente medido e consciente, feito através de um discurso que mostra o equilíbrio entre uma componente lírica e o realismo no fluir do diálogo homem-natureza.
Um tal confronto se oferece como chave interpretativa do homem e de sua obra, pois que nos termos mediados pela paisagem da própria terra é possível descobrir o sentido preciso de um testemunho e de uma orientação carregada de significados.
A obra "Entrada de Fazenda", doada ao Museu de Arte do Parlamento de São Paulo, inspira serenidade, onde a tensão se dissolve na luz.
O artista
A. Passos, pseudônimo de Ademilson Costa Ramos de Passos, nasceu em Juquiá (SP), em 1976. Reside atualmente em Itanhaém, onde instalou seu ateliê e realiza cursos de pintura.
Iniciou seus estudos artísticos aos 12 anos de idade com o pintor Orlando Bifulco Sobrinho (1989) e cursou desenho técnico civil no Senai de São Paulo (1991).
Esteve presente em diversos workshops: sobre historia da arte, com o professor Martinelli Danzi; em aquarela e pastel, com a artista Suzana Matos (2001); em exposições, com a museóloga Liliana Di Bella Napolitano (2002); em pintura, com Ismael J. Condotto, e escultura, com Liliana Di Bella Napolitano (2003); em pintura, com o artista Waldir Mariano (2004); e de capacitação pedagógica, no Departamento de Cultura de Itanhaém (2005).
Realizou exposições individuais na Casa do Barão, Itu, SP, e na Edward Art Gallery, Itanhaém, SP (2003). Participou das seguintes mostras coletivas: Eco Rio, Rio de Janeiro, RJ (1992); I Expo, Retratos de Itanhaém, SP; I Expo do Espaço Cultural da Caixa Econômica, Peruíbe, SP; III Salão Metropolitano da ACM, São Paulo, SP (1993); I Consorcio de Arte Coletiva, Santos, SP (1994); Homenagem a Itanhaém, SP; XVI Semana Benedito Calixto, Santos, SP(1995); Oficina Cultural Tom Jobim, Peruíbe, SP (1996) ; "Marinhas", Centro Cultural de Monte Mor, SP; II Encontro de Artistas da Fortaleza de Itaipu, Praia Grande, SP; XVII Semana Benedito Calixto e XII Salão de Artes Plásticas, , Santos, SP (1997); Operação Litoral Vivo, Itanhaém, SP (1998); I Salão de Artes Plásticas de Mongaguá, SP (2000); V Mostra de Artes Emidio de Souza, Lions Club de Itanhaém, SP (2003); e Espaço Cultural Portinari, Assembléia Legislativa de São Paulo (2006).
Recebeu inúmeros prêmios de pintura, menções honrosas e medalhas de bronze e prata em diversos salões de arte nacionais. Possui obras em diversos acervos no Brasil e no exterior e no Museu de Arte do Parlamento de São Paulo.
Notícias mais lidas
- Alesp aprova aumento de 10% no Salário Mínimo Paulista, que passa a ser de R$ 1.804
- Lei que transformou dor de família em ações que salvam milhares de vidas completa 10 anos
- Alesp nomeia integrantes das comissões permanentes para o segundo biênio da 20ª Legislatura
- Encontro na Alesp define reivindicações de servidores da Polícia Civil ao Executivo
- Reajuste salarial de servidores é tema da 56ª Sessão Ordinária da Alesp; assista à transmissão
- Veículos híbridos de SP terão isenção do IPVA por dois anos; confira regras aprovadas pela Alesp
- Mobilização em defesa de patrimônio, pesquisa e ciência paulistas marca audiência pública na Alesp
- Na Alesp, audiência pública defende que privatizações aumentam risco de acidentes no metrô
- Deputada e deputado promovem audiência pública sobre duplicação da 'Rodovia da Morte' BR-153
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações