Petistas debatem caso Nossa Caixa e fazem novo ato para instalação de CPI


05/04/2006 17:21

Compartilhar:

Mesa composta por dirigentes regionais e deputados do PT<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/cpi caixa019marc.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Audiência pública realizada pela bancada e liderança do PT para pedir a instação de CPI para investigar desvio de verbas publicitárias da Nossa Caixa<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/cpi caixa017marc.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Auditório Franco Montoro<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/cpi caixa geral018marc.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A bancada e a liderança do PT na Assembléia e o diretório regional do partido promoveram audiência pública nesta quarta-feira, 5/4, para debater com a executiva estadual, parlamentares e representantes sindicais a instalação de CPI para investigar desvio de verbas publicitárias da Nossa Caixa. A denúncia, feita por ex-funcionário do banco e divulgada pelos principais veículos da mídia, lança suspeitas sobre favorecimento a aliados do ex-governador Geraldo Alckmin. Os petistas chamam o caso de "mensalinho do Alckmin".

Para o deputado Mário Reali (PT), o suposto envolvimento da assessoria de comunicação do Palácio dos Bandeirantes, enquanto Alckmin era governador, com as verbas de publicidade do banco para atender aliados do candidato tucano à Presidência da República precisa ser investigado com urgência. O parlamentar lembrou que existem 69 pedidos de CPI na Assembléia, mas que nenhuma foi instalada. "Não bastam as 32 assinaturas necessárias para poder protocolar o pedido de CPI. Ele precisa ser pautado na sessão ordinária e aprovado pela maioria em plenário para funcionar efetivamente."

Estavam também presentes à audiência os deputados petistas Cândido Vaccarezza, Maria Lúcia Prandi, José Zico Prado, Adriano Diogo, Sebastião Arcanjo e Antonio Mentor, a deputada do PCdoB Ana Martins, representantes do Sindicato dos Energéticos (Sinergia), da Federação e do Sindicato dos Bancários (CUT), bem como do Sindicato dos Trabalhadores da Saúde (Sindsaúde). Após a audiência, os participantes se dirigiram ao plenário Juscelino Kubitschek, onde realizaram novo ato pela instalação imediata da CPI da Nossa Caixa.

alesp