Angela De Stéfani: pinturas com relevos escultóricos sob forma de teorema

Museu de Arte do Parlamento de São Paulo
03/09/2008 16:19

Compartilhar:

Os Três Poderes<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/09-2008/obrapoderes.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Angela De Stéfani tem um fascínio pelos amplos espaços, pelos grandes templos, dos quais irrompem raios luminosos, de uma luz quente típica do céu dos trópicos, agigantados por um cromatismo predominantemente avermelhado e com fundos naturais.



A realidade abstrata e o dinamismo visual da artista, com todos os corolários e acréscimos, transformam-na, ao mesmo tempo, em pintora-escultora e arquiteta de uma realidade visual, que tem sua raiz na observação das coisas, dos fatos, da vida e da existência cotidiana de hoje, isto é, nem de ontem, nem de amanhã.



A propósito, onde nasce a realidade visual? Nasce de um sêmen interior que não vemos, nem conhecemos. Estudar, pesquisar e trabalhar constituem um trinômio importante para os resultados que se almejam.



Passando de suas emoções espirituais, através de formas geométricas, velocidade, conquistas espaciais, dinamismos ópticos, sentiu a artista a necessidade de iniciar-se numa linguagem adversa do habitual, mesmo se exprimindo por meio de formas e linhas.



Ao observarmos um quadro de Angela De Stéfani, notamos imediatamente que, além da informação de legenda, nos leva ao núcleo central, ao sêmen, indicando, assim, uma pesquisa sempre impregnada de interioridade.



Acreditamos ser inútil tentar uma leitura técnica, científica, ou filosófica de sua obra, como é habitual aos críticos dos abstratos. Será oportuno ater-se a uma leitura poética, refletida em seu equilíbrio geométrico. A ordem e a harmonia da composição, enriquecida não somente pela observação, mas também e, especialmente, da consciência da realidade humana, cultural e social contemporânea são visíveis em suas obras esculturais.



A dinâmica das formas nos parece ser a base de suas essenciais preocupações, elas integram eficazmente nossa época que se baseia sobretudo em pesquisas espaciais. O dinamismo, ela o define sob formas de teorema e as expressa em suas pinturas com relevos escultóricos.



Na obra "Os Três Poderes", doada ao Acervo do Museu de Arte do Parlamento de São Paulo, Angela De Stéfani usando estrutura de madeira, coberturas de marmoleum, tinta acrílica e verniz, consegue equilibrar o modo de ser das cores que usa, sem buscar uma vantagem ilusória em sua literatura pictórico-material.



A artista



Angela De Stéfani pseudônimo artístico de Angela Maria De Stéfani Ruggiero, nasceu em São Paulo e fez a sua formação básica em Jaboticabal, onde, no período de 1972 a 1977, cursou a Faculdade de Artes Plásticas São Luiz.



Procurando diversificar a sua formação, cursou na University of Hawaii (USA), em 1978, cursos de Pintura Chinesa e Artes Plásticas. Entre 1990 e 1992, cursou a Escola Panamericana de Artes em São Paulo e teve aulas com o Mestre Castillo. Dirigiu uma Escola de Artes para crianças, em Jaboticabal, (1995).



Participou de diversas exposições coletivas e individuais, dentre as quais ressaltamos: Salão de Artes de Campinas (1992); Artefatos - Mostra de Decoração em São Paulo (1993); Artefatos, em conjunto com o Arquiteto Angelo Colucci (1994); Casa Interior de Ribeirão Preto (1994, 1995 e 1996); Mapa Cultural Paulista (1997); Escola de Artes de Jaboticabal (1997); Salão de Artes de Rio Claro (1998); Restaurante Otello, em Jaboticabal (1998); XVIII Salão de Artes Plásticas de Araraquara (1999); XVII Salão de Artes Plásticas de Rio Claro (1999); Curadoria da II Bienal de Jaboticabal (2000); e Salão de Artes de Rio Claro (2001). Participou da Comissão Organizadora e Executora da Bienal de Arte e Cultura de Jaboticabal, em 1998.



Ao longo de sua carreira recebeu o Troféu Imprensa como Artista Plástica, concedido no Dia Internacional da Mulher em Jaboticabal (1999) e a Menção Honrosa no XVII Salão de Artes Plásticas de Rio Claro (1999). Atualmente, desenvolve ações junto ao Departamento de Cultura da Prefeitura Municipal de Jaboticabal, orientando artistas, e promove atividades com alunos da APAE.



Possui obras em coleções particulares e oficiais com destaque no Museu de Arte do Parlamento de São Paulo.

alesp