Combate ao lixo eletrônico
Se a Assembleia Legislativa aprovar o projeto de lei que acaba de ser apresentado pelo deputado Baleia Rossi, líder da bancada do PMDB, todos os fabricantes de aparelhos e equipamentos eletrônicos, independentemente de fabricarem seus produtos no Estado, serão obrigados a implantar e manter em território paulista aterro ou área para reciclar adequadamente, de acordo com as normas técnicas vigentes, os produtos que aqui comercializam.
Na justificativa do projeto, Baleia Rossi explica que o lixo eletrônico, que é formado por sucata de produtos cujos componentes têm alto teor de radioatividade e contaminação tóxica, não são reciclados adequadamente em todo país, inclusive em São Paulo, colocando em risco a saúde de seres humanos e a preservação da fauna e da flora. "Fala-se muito, e com razão, em problemas que prejudicam o meio ambiente, mas pouco se fala no lixo eletrônico, que expõe a sérios riscos a natureza e também a saúde pública, pois a maior parte dos produtos desse setor possui componente radioativo ou tóxico", comenta.
Segundo Baleia Rossi, o Brasil ainda carece de uma legislação que regulamente esta atividade, pois a proposta oficial que existe se arrasta por mais de uma década e meia no Congresso Nacional. O deputado decidiu apresentar esta proposta na Assembleia Legislativa porque acha que São Paulo, como a unidade mais rica e próspera da federação, tem o dever de dar exemplo.
baleiarossi@al.sp.gov.br
Notícias mais lidas
- Alesp aprova novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.874
- Eleições 2026: confira lista dos 94 deputados estaduais eleitos para a 21ª Legislatura da Alesp
- Mães atípicas: mulheres que se refizeram na individualidade dos filhos
- PL elege 27 deputados e mantém maior bancada da Alesp; PT segue como segunda
- Carreta da Mamografia na Alesp terá atendimento gratuito e aberto ao público; veja datas e horários
- Aprovados na Alesp, novo Salário Mínimo Paulista e abono a servidores são sancionados
- Confira quem são os parlamentares reeleitos e os que chegam à Alesp pela primeira vez
- São Paulo reúne um dos maiores patrimônios de fósseis pré-históricos do país
- Diretora-Geral do Senado lança livro em São Paulo sobre liderança feminina na gestão pública
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Pesquisa de Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Questões de Ordem
Regimento Interno
Consolidação de Leis
Sobre o Processo Legislativo
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Normas e Proposições