Presidente Prudente, a capital do Oeste paulista

Audiências Públicas do Orçamento 2012
13/07/2011 19:35

Compartilhar:

Presidente Prudente<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/07-2011/presidenteprudente.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>  <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/07-2011/20090604141728b2_0527.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Mais uma vez a Comissão de Finanças, Orçamento e Planejamento realiza uma série de audiências públicas para ouvir as sugestões dos habitantes das diferentes regiões administrativas do Estado de São Paulo sobre o Orçamento estadual. Neste ano, o projeto orçamentário em debate é o de 2012 e a primeira cidade a sediar a discussão é Presidente Prudente, conhecida como a capital do Oeste paulista.

Pertencente à mesorregião e microrregião de mesmo nome, Presidente Prudente está a cerca de 558 quilômetros a oeste da capital. Ocupa uma área de 562 mil km², sendo 16 mil km² em perímetro urbano, É o 36º município mais populoso do Estado de São Paulo. O seu Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é de 0,846, considerado elevado no Estado.



História e economia



O município foi criado em 14 de setembro de 1917, pelo Coronel Francisco de Paula Goulart, a partir da emancipação territorial e administrativa de Conceição de Monte Alegre (atual Paraguaçu Paulista). Seu nome é uma referência ao ex-presidente brasileiro Prudente de Morais, primeiro governador do Estado de São Paulo (1889-1890).

Atualmente o município é um dos principais polos industriais, culturais e de serviços do Oeste paulista, tanto que passou a ser conhecido como a capital do Oeste Paulista.

Com a crise econômica de 1929, a economia dos municípios brasileiros ligados à cafeicultura sofreu grande abalo, e Presidente Prudente passou a ter novas atividades econômicas, como o cultivo do algodão. A industrialização da cidade iniciou-se em meados da década de 1930.

A introdução das culturas do algodão e, mais tarde, do amendoim provocou mudanças na estrutura das relações trabalhistas da área. O algodão foi introduzido em Presidente Prudente no final da década de 1920, porém foi apenas na década seguinte que seu cultivo passou a ser relevante, com um aumento significativo na área plantada, à medida que a cultura do café começava a diminuir. Outros produtos como arroz, milho, feijão e batata se tornaram a base econômica do lavrador que, com sua venda, financiava a lavoura de café, pagava a propriedade e sustentava sua família. O beneficiamento desses produtos era feito nos municípios e núcleos, o que aumentou o número de estabelecimentos e consequentemente o crescimento delas.

Pecuária e meio ambiente

Na década de 1940, observou-se que 44,7% das terras aproveitáveis da região eram constituídas de pastagens. O aumento da importância da pecuária na região da Alta Sorocabana se efetivou quando, sobretudo, se deu o desmatamento de áreas que ainda não estavam em exploração. As atividades industriais se voltaram para a transformação de matérias-primas, principalmente pela oferecida pela criação de gado bovino.

A partir de 1960, a predominância do espaço rural começou a ser substituída pela expansão urbana, dada pelo aumento das atividades produtivas na cidade (indústria, comércio e serviços) e pelo aumento da demanda habitacional, gerada pela concentração populacional.

O crescimento de Presidente Prudente e cidades próximas levou à criação da Microrregião de Presidente Prudente, reunindo mais 30 municípios, como Álvares Machado, Caiabu, Emilianópolis, Marabá Paulista, Mirante do Paranapanema, Presidente Epitácio, Presidente Venceslau, Rancharia, Regente Feijó, Sandovalina, Taciba e Teodoro Sampaio.

Presidente Prudente está localizada junto à bacia hidrográfica do rio Paraná, tendo em seu território várias sub-bacias de pequenos e médios córregos com papéis importantes em sua configuração.

No município existem territórios com matas nativas em meio ao perímetro urbano, áreas que são mantidas e protegidas pelos órgãos municipais citados.



Indústria



O Produto Interno Bruto de Presidente Prudente é o 128º maior do Brasil, destacando-se a área de prestação de serviços. A indústria atualmente é o segundo setor mais relevante para a economia prudentina. R$ 436,375 do PIB municipal são do valor adicionado bruto da indústria (setor secundário). Segundo dados do cadastro da Prefeitura, existem no município 445 indústrias. Este número abrange cerca de 58% das indústrias associadas na Fiesp/Ciesp instaladas na região do Oeste paulista. Destacam-se no cenário industrial da cidade, empresas de micro e pequeno porte. Os prestadores de serviços representam R$ 2.184.623 mil reais do PIB municipal.

Um dos principais pontos comerciais da cidade é o Prudenshopping, inaugurado em novembro de 1990. Hoje recebe mensalmente cerca de meio milhão de consumidores e é o maior centro de compras e lazer de uma região que abrange 65 municípios do Oeste paulista.

alesp