Comunidade poderá contribuir com Plano de Controle da Dengue
Edmir Chedid (DEM) solicitou o empenho da comunidade na divulgação das atividades previstas pelo Plano Estadual de Intensificação das Ações de Vigilância e Controle da Dengue, lançado pela Secretaria da Saúde. A finalidade é impedir o avanço da doença no Estado com fundamento em estratégias executadas em anos anteriores e em ações específicas planejadas para o verão 2011/2012.
A solicitação ocorreu após divulgação de relatório da secretaria indicando situação de "risco alto" ou "muito alto" para a ocorrência de dengue em 283 dos 645 municípios do Estado. O mapeamento foi realizado pelo Centro de Vigilância Epidemiológica (CVE) e pela Sucen. A classificação considerou índices de infestação de larvas e o histórico de transmissão da doença.
O plano estadual visa reorganizar a assistência médica aos pacientes com suspeita de dengue e evitar o agravamento dos casos ou óbitos. "Um dos pontos principais prevê o trabalho imediato das equipes de treinamento nos municípios considerados prioritários. No total, serão 67, inclusive com municípios da região, que contarão com a atuação dos profissionais de saúde", explicou.
O treinamento ocorrerá no próprio local de trabalho dos profissionais de saúde, focando temas como manejo clínico, avaliação de risco e organização de serviços. "A estratégia foi adotada para garantir ampla cobertura entre os profissionais que lidam com casos suspeitos de dengue. Antes, em capacitações realizadas em auditórios, alguns serviços não enviavam médicos para serem treinados", finalizou.
echedid@al.sp.gov.br
Notícias mais lidas
- Alesp aprova e motos de até 180 cilindradas não pagam mais IPVA em SP
- Dezembro Vermelho: pesquisas de cura do HIV avançam em universidade pública paulista
- Servidores cobram aplicação imediata do 'Descongela Já'
- Plenário da Alesp aprova Orçamento estadual para 2026; receita prevista é de R$ 382,3 bilhões
- Alesp homenageia professor Élcio Vieira e padre Rodrigo Natal com Colar de Honra ao Mérito
- Demissão de professores e salário de policiais pautam Sessão Ordinária da Alesp; assista
- Comissão de Infraestrutura aprova nome de novo diretor-presidente da Arsesp
- Audiência na Alesp se coloca contra projeto de Reforma Administrativa da Educação
- Lei nacional reconhece professoras de educação infantil como integrantes do magistério
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações