Comunidade poderá contribuir com Plano de Controle da Dengue


31/10/2011 12:46

Compartilhar:

Profissionais da Sucen vão acompanhar agentes municipais <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/10-2011/CHEDIDplanoDENGUEcomunaZ.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Edmir Chedid (DEM) solicitou o empenho da comunidade na divulgação das atividades previstas pelo Plano Estadual de Intensificação das Ações de Vigilância e Controle da Dengue, lançado pela Secretaria da Saúde. A finalidade é impedir o avanço da doença no Estado com fundamento em estratégias executadas em anos anteriores e em ações específicas planejadas para o verão 2011/2012.

A solicitação ocorreu após divulgação de relatório da secretaria indicando situação de "risco alto" ou "muito alto" para a ocorrência de dengue em 283 dos 645 municípios do Estado. O mapeamento foi realizado pelo Centro de Vigilância Epidemiológica (CVE) e pela Sucen. A classificação considerou índices de infestação de larvas e o histórico de transmissão da doença.

O plano estadual visa reorganizar a assistência médica aos pacientes com suspeita de dengue e evitar o agravamento dos casos ou óbitos. "Um dos pontos principais prevê o trabalho imediato das equipes de treinamento nos municípios considerados prioritários. No total, serão 67, inclusive com municípios da região, que contarão com a atuação dos profissionais de saúde", explicou.

O treinamento ocorrerá no próprio local de trabalho dos profissionais de saúde, focando temas como manejo clínico, avaliação de risco e organização de serviços. "A estratégia foi adotada para garantir ampla cobertura entre os profissionais que lidam com casos suspeitos de dengue. Antes, em capacitações realizadas em auditórios, alguns serviços não enviavam médicos para serem treinados", finalizou.



echedid@al.sp.gov.br

alesp