Museu de Arte - Chavar


11/04/2011 14:01

Compartilhar:

Caminhos para Mucugi<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/04-2011/MUSEUDEARTECAMINHOSPARAMUCUGI.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Chavar<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/04-2011/MUSEUDEARTECHAVAR.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Chavar recria a natureza numa atmosfera lírica e envolvente



Perfeitamente ligada à natureza, a pintora Chavar retira sua inspiração de um paisagismo harmonioso na estruturação e na prospectiva, e se torna particularmente hábil no detalhamento de ramos e arbustos envolvidos numa atmosfera de preciosa transparência e de cristalina matéria cromática.

Renoir costumava considerar dificílimo, quando o pintor busca imitar a natureza, encontrar o ponto exato onde se deve parar de pintar um quadro.

Colhida nos seus elementos essenciais, a paisagem de Chavar é redescoberta, ao mesmo tempo em que a artista dela se aproxima com uma visão singular. Estamos frente a uma experiência humanística, que transforma cada momento da natureza em termos de pura luminosidade, numa verdadeira vibração cósmica.

Sua arte não é somente uma afirmação do imediato, uma erupção da fantasia no domínio da atualidade, ou o perpetuar de um momento de serenidade e de cor, mas a realidade do presente a ser admirada e, sobretudo um convite enérgico para recordar a realidade poética de sua mensagem.

Chavar observa a natureza, capta o seu esplendor, abstrai a essência de seus temas e os plasmas sobre a tela. A técnica que emprega, com metódico talento, as formas que concebe e a destreza com que trabalha demonstram o impressionante resultado de sua obra.

Criando uma equilibrada relação entre poesia e estrutura, a emoção que emana da obra "Caminhos para Mucugi", doada ao acervo do Museu de Arte do Parlamento de São Paulo, é de natureza essencialmente lírica e envolvente.



A Artista



Chavar, pseudônimo artístico de Heloísa Helena Chaves Arruda, nasceu em São Paulo, em 1958. Desde muito jovem tem se dedicado às artes plásticas. Obteve licenciatura em educação artística pela Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP), em 1980, e realizou diversos cursos complementares de desenho.

Há vários anos vem trabalhando no atelier de Lise Forrel. Dedicou-se ainda à escultura, cerâmica, passando pela ilustração, programação visual e estamparia.

Participou de diversas exposições, individuais e coletivas, destacando-se: Espaço Luz e Mistério, Piracicaba, SP (1980); Grupo Nós, SP (1988); Casa Tabacow, SP; Arte ao Vivo, SP; Espaço Cultural Confederação Israelita Paulista, SP (1991); Clube Hebraica, SP; Espaço Projeto, SP; Galeria Senado, Brasília, DF; Dan Eventos, DF (1992); Escola Suíça Brasileira, SP (1993 e 1994); Atelier Paulina Pinski, SP (1997); Espaço Cultural Biblioteca Alceu Amoroso Lima, SP (2004).

Suas obras encontram-se em diversas coleções particulares e oficiais no Brasil, no exterior e no Museu de Arte do Parlamento de São Paulo.

alesp