Sahão critica orçamento para a agricultura durante audiência em Jales


01/12/2005 12:52

Compartilhar:

Sahão defende agricultores em audiência em Jales<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/SAHAO JALES.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Da assessoria da deputada Beth Sahão

A deputada Beth Sahão (PT), presidente da Comissão de Agricultura e Pecuária da Assembléia Legislativa, criticou a redução da participação do setor agrícola no orçamento do Estado " que caiu de 0,8% para 0,7% na proposta do Governo Estadual em tramitação na Casa. A parlamentar fez uma análise dos problemas enfrentados por agricultores e pecuaristas paulistas durante uma audiência pública realizada no início desta semana em Jales, que teve por objetivo debater os problemas que envolvem a produção rural na região.

Na reunião, o prefeito da cidade, Humberto Parini (PT), relatou que as principais dificuldades estão na agricultura familiar, no acesso ao crédito e na queda do preço do leite, cuja solução, em sua visão, passa por decisões nas esferas estadual e federal. Sua preocupação é em relação ao agravamento da situação dos pequenos produtores.

Produtores, técnicos, entidades do setor, prefeitos e vereadores de cidades da região participaram da reunião, que contou também com a presença de Osvaldo Ali Junior, assessor do superintendente do Incra em São Paulo, que falou sobre o Pronaf e a política do Governo Federal para a agricultura. Ele lembrou que a região de Jales é importante para a agricultura familiar por ser constituída de pequenas propriedades e, por isso, está iniciando um trabalho junto aos agricultores para estudar as alternativas e aprimorar o atendimento.

As reivindicações e sugestões apresentadas, principalmente em relação ao leite e ao Programa Nacional de Agricultura Familiar, serão incluídas em um documento que será encaminhado às autoridades estaduais e federais.



Orçamento

Durante a reunião, a deputada disse que o governo de São Paulo deveria ser "mais sensível" em relação ao setor agrícola e, ao contrário de reduzir a previsão orçamentária, deveria aumentar a destinação de recursos.

Ela exemplificou com os problemas enfrentados pelos produtores de leite. "Esta questão tem que ser enfrentada de forma diferenciada, junto com outros produtos que passam por dificuldades provocadas pela redução de preços", disse. Como presidente da Comissão de Agricultura, recentemente a parlamentar promoveu uma reunião em São Paulo para discutir saídas para o setor. No dia 7 de dezembro haverá nova reunião.

alesp