Assembléia Popular


14/03/2007 17:14

Compartilhar:

Merice Andrade Quadros<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/AssembleiaPopularLem Merice Andrade de Quadros02.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Maria Lima Matos<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/AssembleiaPopularLem Maria Lima Matos03.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Rodolpho Barbosa<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/AssembleiaPopularLem Rodolfo Barbosa02.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Edson J. Araújo<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/AssembleiaPopularLem Edson Araujo02.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Mauro Alves da Silva<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/AssembleiaPopularLem Mauro Alves da Silva02.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Sílvio Luiz Del Giudice<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/AssembleiaPopularLem Silvio Luiz Del Giudice01.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Luiz Silveira<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/AssembleiaPopularLem Luis Silveira01.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Burocracia na Saúde

Luiz Silveira, do Movimento Brasileiro contra a Indústria da Doença, destacou a situação em que vivem os transplantados, sob a ameaça da falta de seus medicamentos. "Chamo a atenção do presidente Lula e do ministro da Saúde para garantir a continuidade do tratamento daqueles que têm órgãos transplantados", afirmou. Ele criticou também o "excesso de burocracia", que não permite a liberação de ambulâncias que estão "paradas no pátio do Ministério da Saúde".

Congratulações

José Roberto Alves da Silva, do Movimento Comunidade de Olho na Escola Pública, congratulou-se com o deputado Enio Tatto(PT) pela vitória judicial, que regularizou sua situação com a Justiça Eleitoral e lhe garantiu o direito de tomar posse no cargo. Silva declarou ainda que a participação da população na Assembléia Popular é devida ao apoio do deputado ao programa. Ele também criticou a atitude de possíveis doadores para o Fundo Municipal dos Direitos da Criança, dizendo que estes "só fazem doações se tiverem seus nomes destacados em painéis luminosos".

Homenagem aos poetas

José Gomes Pinheiro, delegado titular de Populações de Ruas e Albergues, prestou homenagem ao deputado Enio Tatto por seu empenho para a instalação do programa Assembléia Popular no Legislativo paulista. Também os escritores de sua terra natal, Teresina, no Piauí, foram lembrados, com a leitura de um poema. Ele lembrou que é muito grande o número de pessoas que vivem em albergues e nas ruas da capital paulista, em estado de carência.

"Tribuna da Cidade"

Mauro Alves da Silva, do Grêmio SER Sudeste " Promoção da Cidadania e Defesa do Consumidor, divulgou o programa Tribuna da Cidade, da Rádio Cidade, nos mesmos moldes da Assembléia Popular do Legislativo paulista. Lembrou que nesta quinta-feira, 15/3, é comemorado o Dia Mundial do Consumidor e que o cidadão precisa estar atento para seus direitos, "que são garantidos por lei e, muitas vezes, desconhecidos", afirmou. Ele denunciou a Secretaria da Educação pelo descaso com as agressões que alunos sofrem dentro das salas de aula nas escolas públicas.

Polícia paralela em Guarujá

Maria Lima Matos, delegada de polícia aposentada e presidente da entidade Mulheres em Defesa da Vida, preocupa-se com a segurança do Morro dos Macacos, na cidade de Guarujá. Ela acredita que o governador José Serra não leva em consideração o estado de direito das pessoas que lá residem, o que se traduz na ausência dos integrantes da Polícia Militar, fato que, conforme declara, permite que se instale no local uma milícia organizada por facções criminosas. Em sua opinião, a falta de segurança das famílias da região impedirá que o governador se eleja presidente da República.

São Paulo e a comunidade latino-americana

O representante do Círculo Chileno Brasileiro de Integração Latino-Americana, Alfredo Tercero Silva Silva, conclamou os novos deputados que tomarão posse no dia 15 a se preocuparem com os direitos humanos dos imigrantes de origem latina. Espalhadas aos milhares por todo o Estado de São Paulo, essas pessoas ajudaram o Brasil a se tornar a 8ª potência da economia mundial. Alfredo solicitou ao governador José Serra e a sua esposa, a chilena Monica Allende Serra, que dêem muita atenção a essa comunidade, principalmente na data de 12/10, quando se comemora o descobrimento do continente.

Maior respeito ao cidadão

Sílvio Luiz Del Giudice, líder dos moradores do Jardim Tremembé, preocupa-se com a falta de respeito aos direitos humanos dos cidadãos paulistas. Chamou a atenção das autoridades constituídas para as 20 mil crianças desaparecidas por ano em São Paulo, que, segundo ele, por falta de cuidados, são desencaminhadas para a adoção ilegal, prostituição infantil e tráfico de drogas. Giudice também reclamou da falta de propostas na área de ensino estadual, que, por não contar com uma área de recursos humanos, não consegue fazer uma seleção adequada de professores qualificados, que poderiam contribuir para melhorar a eficiência de seus quadros. Pede também a quebra de sigilo fiscal de integrantes do governo, o que permitiria maior transparência de suas ações, em respeito ao cidadão.

Alerta de integrante do PT

Como militante do PT, José Almeida Costa, da Associação dos Moradores de Heliópolis, alegou que o governo do PSDB errou ao atacar os integrantes de seu partido com mentiras. Cumprimentou o presidente Lula por, ao pagar a dívida de US$ 21 bilhões deixada pelo ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, ter impedido os americanos de tomarem posse do Brasil.

Agressão a aluno

Cremilda Estella Teixeira, do Núcleo de Apoio a Pais e Alunos (Napa), protestou contra o fato de uma professora de Filosofia ter "espancado uma aluna que estava colando". Ela criticou também o fato de terem anunciado a aposentadoria dessa docente. Segundo Cremilda, os direitos dos alunos são uma falácia: quando ocorrem abusos, o professor é aposentado ou é promovido. Cremilda concluiu afirmando que essas crianças agredidas não se tornam "santas", mas "são contratadas pelo mundo das drogas ou pela criminalidade".



Funcionamento de escolas

O fechamento de escolas que faziam parte do programa Escola da Família foi criticado por Joeder José de Souza, morador de Diadema e membro da Associação Educacional Manos da Paz. Souza afirma que o dinheiro gasto em educação não é despesa, mas, sim, investimento. Ele pede que a secretária estadual da Educação reveja a decisão. Outra crítica de Souza é com relação ao fato de as escolas contratarem empresas "picaretas" para fornecimento de mão-de-obra dentro das escolas. Souza cita o exemplo de uma senhora que foi contratada para ser copeira, tornou-se cozinheira e veio a sofrer acidente, mas não tem tido o mínimo respaldo por parte da empresa que a contratou. Ele alerta que essas empresas não pagam salários em dia nem recolhem o valor devido ao INSS.

Negligência médica

Avisando que vai dar "piruetas, cambalhotas e pulos de alegria" quando vier à tribuna para não narrar fato envolvendo corrupção ou escândalo nos governos da cidade ou do Estado, Robson César Correia de Mendonça, do Movimento pelos Direitos da População em Situação de Rua, contou que um morador passou mal na rua e foi socorrido pela prefeitura, mas um médico do hospital público de Santo Amaro recusou-se a atendê-lo porque ele estava "sujo". Robson, indignado com a apatia dos governantes ante esses descasos, afirmou que essa negligência médica levou esse cidadão à morte.

Decisão favorável

"Finalmente foi feita justiça", bradou Edson J. Araújo, em referência ao fato de o deputado Enio Tatto ter conseguido, na última semana, decisão favorável da Justiça Eleitoral para ser reempossado em 15/3. Araújo também disse que "as creches e os albergues estão com saudades da ex-prefeita Marta Suplicy". Ele elogiou também o ex-secretário municipal de Abastecimento, Jilmar Tatto. Segundo Araújo, naquela gestão, não se servia aos alunos comida com "caruncho", como na atual gestão. Ele criticou a declaração de um médico da USP, que teria dito que esses "carunchos" não fazem mal. "Quero ver esse médico comer arroz e feijão nesse estado", desabafou Edson Araújo.

Assiduidade premiada

Anderson Cruz, do Instituto Educação São Paulo, citou entrevista à Folha de S. Paulo em que o ex-secretário da Educação Gabriel Chalita, quando questionado sobre os motivos do fracasso da Educação no Estado de São Paulo, teria atribuído o problema à "falta de envolvimento dos pais". "Como cobrar envolvimento dos pais se se criou um verdadeiro feudo nas escolas?", indagou Anderson. Criticou o fato de que os professores serão premiados por assiduidade, alegando que os faltosos deveriam ser punidos. "Em uma empresa privada, faltou, é descontado; se repetir o erro, logo vem demissão", concluiu.

Mulheres espancadas

Merice Andrade Quadros, da ONG Embu-Guaçu em Ação, reclamou do fato de o presidente George Bush ter visitado a cidade no Dia Internacional da Mulher e, em decorrência disso, mulheres que reivindicavam melhores condições de trabalho terem sido espancadas por policiais. Questionou dados da polícia de Embu-Guaçu que atestam não haver violência doméstica no município, dado que considera falso, pois, muitas vezes, segundo ela, a própria polícia se recusa a lavrar o boletim de ocorrência. "Mulheres e crianças estão sendo espancadas e estupradas em Embu-Guaçu e os agressores saem impunes", afirmou. Ela convidou todos a participar do lançamento do Comitê de Combate à Violência, que ocorrerá no dia 24/3 na Câmara Municipal de Embu-Guaçu.

Rotary ultrajado

Rodolpho Barbosa, do Rotaract Club, mostrou-se indignado com a forma como a imagem do clube foi "ultrajada" na semana passada na tribuna popular. Para Rodolpho, a pessoa que se referiu ao Rotaract desconhece o trabalho da organização, que tem se dedicado há 102 anos a proporcionar saúde, educação e paz para toda a humanidade. Além de ter sido uma das responsáveis pela erradicação da poliomielite no Brasil, a instituição ajudou na estruturação da Organização das Nações Unidas e hoje é sempre consultada pela ONU sobre assuntos de importância mundial. "Não vou admitir que esta organização, que presta relevantes serviços à humanidade, seja denegrida nesta tribuna", bradou.

Lei absurda

José Leonilson de Queiroz Almeida, do Instituto Capivari Filhos da Terra, disse estar feliz com o nascimento da filha e com a posse de Enio Tatto em 15/3, após superar problemas com a Justiça Eleitoral. "Isso nos dá forças para lutar", afirmou. Ele criticou a lei que proíbe os diretores das organizações sociais de receberem verbas. Segundo o orador, além de ter de cumprir uma verdadeira maratona burocrática para criar a instituição, os diretores tiram dinheiro do próprio bolso para mantê-la, e não podem receber nada. "Essa lei é uma brincadeira", concluiu.

Votos malufistas

Josanias Castanho Braga, do Movimento de Saúde Parelheiros, reclamou de um córrego em Parelheiros que está assoreado, causando enchentes. "Há um mês os moradores da região ficaram ilhados", contou. A atual prefeitura, segundo ele, não toma providências, enquanto a gestão de Marta Suplicy providenciava freqüentemente o desassoreamento do córrego. Braga comemorou o resultado no Tribunal Superior Eleitoral em favor de Enio Tatto e criticou os dois votos contrários que "devem ter sido dados por malufistas".



O programa Assembléia Popular coloca uma tribuna à disposição dos cidadãos que queiram expor sua opinião a respeito de um tema de interesse da comunidade, todas as quartas-feiras, das 12h às 13h. As inscrições podem ser feitas no próprio dia em que os oradores pretendem fazer uso da palavra, das 11h15 às 11h45, no auditório Franco Montoro, no andar Monumental da Assembléia Legis­lativa. Para isso, os interessados devem preencher um formulário no local, res­pon­sabilizando-se pelas opiniões que serão emitidas. É necessária a apresentação de documento de identidade. Cada inscrito pode falar por, no máximo, dez minutos. As sessões da Assembléia Popular são transmitidas pela TV Assembléia aos sábados, às 12h, pelos canais 13 da NET e 66 da TVA.

alesp