Gestão informatizada produz documentos com segurança e sem papel


26/06/2008 19:17

Compartilhar:

Alesp começou o processo de Gestão Integrada de Documentos com a finalidade de tornar os procedimentos administrativos da Casa mais ágeis, seguros e funcionais, eliminando boa parte do papel<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/06-2008/PALESTRA DIGITAL 583 ZE.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A Assembléia Legislativa começou o processo de Gestão Integrada de Documentos (GDI). O projeto é desenvolvido pelo Departamento de Informática e Desenvolvimento Organizacional (DIDO), que desenvolve, em parceria com a Fundação de Apoio à Universidade de São Paulo (Fusp), com a finalidade de tornar os procedimentos administrativos da Casa mais ágeis, seguros e funcionais, eliminando boa parte do papel. Segundo Fátima Porcaro, diretora do Dido, a intenção, além da óbvia necessidade de modernização desses procedimentos adequando-os aos meios que hoje temos, muito mais eficientes e econômicos, é proporcionar um serviço público de qualidade. Esse foi o assunto da palestra "Alesp Digital", realizada nesta quinta-feira, 26/6, na Assembléia Legislativa, por técnicos da Fusp, responsável pelo desenvolvimento do projeto na Casa.

Para o gerente do Núcleo de Qualidade da Alesp, Celso Matsumoto, trata-se de uma ação que também é ambiental: "os órgãos públicos etão saindo à frente das empresas nos processos eletrônicos, até porque são os maiores geradores de papel". A Assembléia de Santa Catarina e a Câmara dos Deputados também já iniciaram o processo de gestão informatizada. Na Alesp, já foi realizada uma prova de conceito, quer dizer, um teste de tramitação de um processo de compra por dispensa de licitação, e o resultado foi positivo, segundo depoimentos dos setores envolvidos.

Remodelagem do processo

O Gerenciamento Integrado de Documentos busca a gestão da informação sem o uso do meio tradicional, mas somente o meio virtual, com garantia de agilidade, segurança e funcionalidade. Durante a palestra, foi realizada uma demonstração da ferramenta. Até agora, já foram compostos nove mapas de fluxo. Há 40 dias estão tramitando no sistema 17 processos, e 65 funcionários dos setores envolvidos já foram treinados.

A Alesp também vem implantando a certificação digital, com o cadastramento de deputados e dirigentes administrativos para o uso do certificado na assinatura de documentos digitais. A primeira aplicação que está sendo desenvolvida é o sistema de nomeação e exoneração de servidores, com assinatura dos membros da Mesa por certificado digital. Também com o certificado, os deputados e demais cadastrados poderão ter acesso a diversos produtos virtuais, o primeiro dos quais será o e-clipping, da Imprensa Oficial, que dentro de alguns dias já estará disponível para os usuários pela internet.

alesp