Patronato italiano comemora 20 anos no Brasil


25/11/2009 20:32

Compartilhar:

Gianluca Lodetti, Natalina Berto, Antonino Sorgi, Vitor Sapienza, Marco Leone, Filomena Narducci<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/11-2009/INASMESA924MAC.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Nesta quarta-feira, 25/11, foi realizado no auditório Franco Montoro, ato solene em comemoração aos 20 anos das atividades no Brasil do Patronato Istituto Nazionale Assistenza Sociale/Confederazione Italiana Sindacati Lavoratori - Inas/Cisl. Presidido pelo deputado Vitor Sapienza (PPS), o evento contou com a participação do presidente da entidade em Roma, Antonino Sordi; do vice-cônsul do Consulado da Itália em São Paulo, Marco Leone; da coordenadora do Inas na América Latina e membro do Conselho Geral dos Italianos no Exterior, Filomena Narducci; e da coordenadora do Inas/Brasil e diretora do Comitê dos Italianos no Exterior, Natalia Berto.

Durante a cerimônia foi exibido um vídeo com registros da chegada dos primeiros imigrantes italianos no Brasil, algumas informações sobre sua história e o trabalho do Inas. Segundo o vídeo, estima-se que atualmente 15% dos brasileiros tenha ascendência italiana, sendo que o número de imigrantes, de 1880 a 1930, tenha sido aproximadamente um milhão de pessoas. O Inas presta assistência aos italianos no exterior, principalmente os aposentados, além de fazer um trabalho de valorização da língua e da cultura italianas.

"Meu avô fugiu de casa, na Itália, embarcou num navio e veio parar no Brasil. Nasci durante a 2ª guerra, e naquela época era proibido falar italiano aqui. Em 1949, depois do final da guerra, algumas pessoas, com a mesma índole, o mesmo espírito cristão e altruísmo, decidiram dar assistência aos que não tinham condições de ter seus direitos garantidos. É isso que o patronato tem feito, ajudando principalmente os mais necessitados. Quisera houvesse no Brasil mais entidades como o Inas. O patronato atua no mundo há mais de 60 anos " se Deus quiser chegará aos 100 anos", disse Vitor Sapienza. Natalina Berto declarou que a presença do patronato é imprescindível para a comunidade de italianos no exterior.

Agência Assembléia 1

alesp