Luiz Cláudio Marcolino

Deputados eleitos em outubro/2010
20/12/2010 18:39

Compartilhar:


Luiz Cláudio Marcolino (PT) iniciou sua militância política no final dos anos 1980, atuando no movimento estudantil. Simultaneamente participava dos movimentos populares na zona sul da cidade de São Paulo. Morador da região de Interlagos, Luiz Cláudio conhecia bem a dura realidade das comunidades locais que lutavam por moradia, asfalto, saúde, educação, etc. Destacou-se particularmente durante a administração da ex-prefeita Luiza Erundina (1989 a 2002); nesse período coordenou o trabalho de mobilização e organização dos moradores em 73 bairros.

Foram muitas conquistas, mas aquelas bandeiras continuam atuais e Luiz Cláudio nunca as abandonou, ao contrário, manteve seu trabalho e acrescentou novas demandas. Filiou-se ao Partido dos Trabalhadores em 1989; entrou na Faculdade São Luiz em 1998 e se formou em economia no ano de 2002.

Funcionário do Banco Itaú desde 1989 foi na categoria bancária que se destacou nacionalmente. Convidado a participar da diretoria do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região em 1991 foram secretário de formação, e a partir de 1998 se elege para os cargos de secretário-geral e presidente. Atualmente é presidente licenciado.

Luiz Cláudio Marcolino é o organizador do livro "Sistema Financeiro e Desenvolvimento no Brasil " do Plano Real à Crise Financeira". Foi membro do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social no 1º ano de mandado do presidente Lula, foi ainda presidente da Comissão Municipal de Emprego da cidade de São Paulo.

Seu mandato estará a serviço dos trabalhadores, com busca de melhorias nas áreas da moradia, saúde, educação, segurança, e transporte. Lutará também pelo fortalecimento do Estado e pela valorização do servidor público. Apoiará ainda projetos de economia e crédito solidários, especialmente por meio do incentivo ao cooperativismo e empreendorismo. Buscará um maior desenvolvimento econômico e social atendendo a vocação econômica de cada região. Será um fiscalizador implacável das ações do governo estadual e lutará por mais recursos para os municípios e projetos que atendam setores excluídos da sociedade.

Luiz Cláudio Marcolino foi candidato pela primeira vez em 2010 e a ele foram confiados 96.594 votos, dos quais 64.148 na capital paulista.

alesp