Geraldo Alckmin é diplomado em meio a aplausos




O último político a receber o diploma do TRE foi também o mais festejado. Geraldo Alckmin foi aplaudido de pé na plenário Juscelino kubitschek da Assembleia Legislativa. O governador eleito disse que a cerimônia de diplomação representa um dos pontos altos da democracia. "O povo decidiu nas urnas. Escolheu seus representantes para os governos federal e estadual e para o Senado, Câmara dos Deputados e Assembleia Legislativa. Agora é hora de fazermos a nossa parte. Por isso, este é um momento de alegria. Tenho a honra de servir o povo de São Paulo com um trabalho que será baseado na eficiência e na honestidade."
Alckmin acrescentou que pretende dar continuidade às realizações do governo de José Serra, que classificou como um "bom trabalho". Disse que em sua gestão pretende fortalecer a economia das diversas regiões do Estado e priorizar a área social: educação, saúde e segurança pública .
Formado pela Faculdade de Medicina da Universidade de Taubaté, no interior de São Paulo, Geraldo José Rodrigues Alckmin Filho é especializado em anestesiologia. É casado com Maria Lúcia Alckmin e tem três filhos: Sophia, Geraldo e Thomaz.
Sua carreira política começou em 1972. Aos 19 anos, pelo MDB, foi o vereador mais votado em sua cidade natal. Tornou-se presidente da câmara municipal e, posteriormente, o mais jovem prefeito de Pindamonhangaba. Elegeu-se deputado estadual e deputado federal pelo PMDB.
Em 1988, foi um dos fundadores do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB). Elegeu-se vice-governador na chapa de Mário Covas em 1994. No ano 2000, foi candidato derrotado na eleição para prefeito de São Paulo. Em janeiro de 2001 com o afastamento de Covas por motivo de saúde, Geraldo Alckmin se tornou governador de São Paulo interinamente.
Com a morte de Mário Covas, tomou posse definitivamente. Reelegeu-se em 2002, mas por ter exercido uma parte do mandato de Covas, Alckmin não poderia concorrer novamente à reeleição em 2006.
No entanto, tornou-se o candidato de seu partido à Presidência da República e chegou ao segundo turno, na disputa com Luiz Inácio Lula da Silva. Derrotado, passou algum tempo em Washington, nos Estados Unidos, estudando economia.
Em 2008 foi candidato à prefeitura paulistana. Depois, ocupou o cargo de secretário de Desenvolvimento do Estado de São Paulo. Nas eleições de 2010 foi eleito governador do Estado de São Paulo em 1º turno, com 50,63% dos votos válidos. Foi considerado pela revista Época um dos cem brasileiros mais influentes do ano de 2010.
Fontes: UOL, Folha de S. Paulo, Veja, Agência Brasil e Wikipédia.
Notícias mais lidas
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações