Decreto cria a Câmara de Desenvolvimento Metropolitano


30/03/2011 18:57

Compartilhar:

Cerimônia de assinatura no Palácio dos Bandeirantes<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2011/SEBASTIAOSANTOSBAND77.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Sebastião Santos (PRB) foi um dos poucos deputados estaduais que estiveram presentes na assinatura do decreto estadual, feito pelo governador Geraldo Alckmin, nesta quarta-feira, 30/3, no Palácio dos Bandeirantes, que cria a Câmara de Desenvolvimento Metropolitano. O colegiado, composto por 10 secretarias, tem o objetivo de estabelecer a política do governo para as três regiões metropolitanas e outras concentrações urbanas do Estado.

O programa não contempla, num primeiro momento, a região de São José do Rio Preto, tendo em vista que não há aglomeração metropolitana equivalente às de Campinas, São Paulo e Baixada Santista, por exemplo. Dados da Secretaria de Desenvolvimento Metropolitano mostram que 72% da população e 80% do PIB do Estado estão concentrados na macrometróple paulista " que inclui os aglomerados urbanos de Jundiaí, Piracicaba, Sorocaba, São José dos Campos, Bragança e São Roque.

Apesar de Rio Preto não ter densidade demográfica, é principal região prestadora de serviços e alavanca do comércio regional, fato que gabarita a cidade como centro metropolitano regional. "Seria interessante o órgão criado dispor de um grupo para estudar a implantação de novas regiões metropolitanas ou aglomerados urbanos, como acredito ser o caso de Rio Preto", propõe Sebastião.



sebastiaosantos@al.sp.gov.br

alesp