Assembléia aprova projeto de microbacias

A matéria autoriza o Poder Executivo a conceder subvenções econômicas aos produtores rurais
07/06/2005 20:36

Compartilhar:

Deputados na sessão extraordinária em que foi aprovado o projeto das microbacias<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/microbacias211F (4).jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Da redação

A Assembléia Legislativa aprovou projeto de lei que libera recursos correspondentes a até 36,3 milhões de dólares para produtores rurais que ocupam regiões das microbacias hidrográficas paulistas. A verba deve ser utilizada para combater a degradação do solo e da água nessas áreas.

O Projeto de Lei 549/2004, de autoria do Poder Executivo, foi aprovado pelos deputados, por unanimidade, nesta terça-feira, 7/6. Além de subvenção econômica em atividades como construção de cercas para proteção de mananciais e de abastecedouros comunitários, uso, manejo e conservação do solo e da água, os recursos serão utilizados para doação de sementes e mudas de espécies florestais nativas.

Serão abrangidas pelo projeto as microbacias incluídas no Programa Estadual de Microbacias Hidrográficas, instituído com recursos de empréstimo que o governo paulista obteve junto ao Banco Mundial. A Secretaria da Agricultura e Abastecimento estadual ficará encarregada de selecionar as microbacias prioritariamente beneficiadas e, dentro delas, quais as atividades agrícolas que receberão subvenção e o montante destinado.

Os produtores rurais, por sua vez, terão que assinar termo que os comprometa com a adoção e manutenção das práticas preservacionistas. Caso descumpram esse termo, ficarão obrigados a restituir ao Fundo de Expansão do Agronegócio Paulista (Banco do Agronegócio Familiar), com atualização monetária, o valor equivalente às subvenções concedidas e às mudas e sementes doadas.

O PL 549/2004 foi aprovado em sessão extraordinária convocada pelo presidente da Assembléia Legislativa, deputado Rodrigo Garcia. Durante a votação, as galerias do plenário Juscelino Kubitschek foram ocupadas por prefeitos e vereadores de diversos municípios paulistas, por produtores rurais e por representantes da Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (Cati, órgão ligado à Secretaria da Agricultura e Abastecimento), que defendiam a aprovação do projeto.



A íntegra das proposituras e sua tramitação podem ser consultadas no portal www.al.sp.gov.br - ícone SPL. Clicar em proposituras, escolher a natureza da matéria, digitar o número do documento com quatro algarismos e o ano em que foi apresentado. O SPL também disponibiliza a busca por autoria e palavra-chave.

alesp