CEAMA: DIGNIDADE E AGILIDADE NO ATENDIMENTO AO FUNCIONALISMO - OPINIÃO

Salvador Khurieh*
19/11/2001 09:25

Compartilhar:


Sucateada por sucessivos governos insensíveis à causa social, obedientes às diretrizes neoliberais de eliminação de direitos básicos adquiridos, a saúde pública tem sido relegada a segundo plano.

Dentro desse quadro, os funcionários públicos do Estado de São Paulo têm sofrido brutalmente com o abandono da saúde, principalmente o funcionalismo público de Taubaté e região, onde unidades como o CEAMA (Centro de Assistência Médico Ambulatorial) estavam desativadas há cerca de 15 anos.

Vinculado ao IAMSPE (Instituto de Assistência Médica do Servidor Público Estadual), o CEAMA, graças aos esforços de sua recém-eleita diretora, Marly Carolina Nogueira, renasceu no último dia 12 de novembro e já vem apresentando excelentes resultados, funcionando junto ao prédio do DER (Departamento de Estradas de Rodagem) em Taubaté.

São atualmente sete médicos, nas especialidades de urologia, pediatria, ginecologia, psicologia e clínica geral, com previsão futura de agregar profissionais de cardiologia, neurologia e cardiovascular, atendendo funcionários públicos e seus dependentes de Taubaté e região.

Desde o início das discussões para sua implantação, o CEAMA foi uma bandeira defendida por nós, que sempre acompanhamos as reuniões para sua formação e, por nossa convicção na luta por melhor atendimento e dignidade aos servidores públicos, hoje nos orgulhamos de dizer que a iniciativa é uma realidade de sucesso indiscutível.

Para o funcionário público, o fato de ser atendido em sua cidade ou região possibilita maior agilidade no atendimento, não sendo mais necessário seu deslocamento a São Paulo, onde filas enormes se formam devido ao inchaço do sistema e falta de investimento e apoio do poder público.

Ações como esta, levadas a termo por pessoas determinadas a defender os direitos do funcionalismo, é que nos faz cada vez mais acreditar que somente o incentivo à cidadania é capaz de tornar nossa sociedade mais justa e fortalecida em seus valores democráticos.

*Salvador Khuriyeh é deputado estadual pelo PSB/SP

alesp