Audiência pública debate sexualidade e saúde da mulher na terceira idade


19/03/2008 20:20

Compartilhar:

Dr. Benjamem Rodrigues Lopes e deputada Maria Lúcia Prandi<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/04-2008/pro env mesa mmy ze(11).jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Coral da Terceira Idade do SESC Santos <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/04-2008/pro env coral mmyze(10).jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Na abertura da 37ª audiência pública da Frente Parlamentar Pró-Envelhecimento Saudável, realizada em 19/3, a deputada Maria Lúcia Prandi (PT), 4ª secretária da Assembléia, destacou que os eventos organizados pela frente, que ela coordena, tratam de questões muitas vezes árduas, mas sempre com participações artísticas. A parlamentar disse que essa é uma forma de demonstrar que os idosos, apesar dos problemas e dificuldades que enfrentam no país, continuam construindo sua vida com alegria e arte.

Além da deputada, participaram do evento entidades da sociedade civil ligadas ao setor vindos de Carapicuíba, Porto Feliz, Santos, Guarujá, Caraguatatuba, Itapevi e outros municípios do Estado. O Coral da Terceira Idade do SESC-Santos apresentou algumas canções da MPB.

A palestra do ginecologista, parteiro e secretário da Saúde de Guarujá, Benjamim Rodriguez Lopez, sobre a sexualidade e a saúde feminina na terceira idade provocou descontração e muitas risadas ao abordar o tema "colocando os pingos nos is", como ele mesmo definiu sua fala.

O médico responsabilizou os conceitos reproduzidos sem questionamento pela sociedade brasileira em relação à sexualidade feminina, pela "castração" que continua se abatendo sobre as mulheres, prejudicando sua saúde e autonomia e não só na terceira idade. Lopez, com base em sua experiência de ginecologista e parteiro do Sistema Único de Saúde (SUS) na cidade de Santos, afirmou que no século XXI, as mulheres ainda não têm direito ao próprio corpo, desconhecem a anatomia e o funcionamento de seus órgãos genitais e sentem constrangimento para abordar a própria saúde sexual no consultório médico.

No entendimento de Benjamim Lopez, uma gama de preconceitos e tabus provoca o aumento no número de vítimas da AIDS na terceira idade, com a chegada ao mercado de medicamentos que resolveram a questão do desejo sexual, sem que houvesse campanhas para estimular o uso de preservativos nessa faixa etária. Tanto homens como mulheres idosos são vítimas crescentes da doença por falta de orientação e acesso aos preservativos.

Quanto ao envelhecimento sexual das mulheres, a menopausa, o tratamento médico e as atividades físicas apropriadas atenuam os efeitos físicos e preservam a saúde, mas as mudanças nos conceitos "castradores" só serão realizadas, segundo Lopez, pela mobilização dos que hoje estão na terceira idade.

alesp