1ª Festa do Arroz de Tremembé


14/05/2009 20:13

Compartilhar:


O deputado Afonso Lobato (PV) elogiou e cumprimentou a iniciativa dos organizadores da 1ª Festa do Arroz, que acontece a partir de 15 a 17 de maio, em Tremembé.

O objetivo da festa é resgatar a cultura local e fomentar o cultivo, beneficiamento, comércio e consumo do cereal produzido na cidade. Também marca a comemoração do centenário da primeira colheita de arroz irrigado no Vale do Paraíba, resgatando a história dos monges trapistas franceses, que deram início ao cultivo do alimento em 1909, na Fazenda Maristela, na zona rural do município.

"A iniciativa é muito louvável e merece nosso reconhecimento. É uma contribuição efetiva em favor da rizicultura regional, que ainda se destaca entre as demais áreas produtoras do Estado", afirma o parlamentar.

O Vale do Paraíba, de acordo com dados do Instituto de Economia Agrícola (IEA), da Secretaria de Estado da Agricultura, é a maior região produtora de arroz irrigado do Estado, com 10.804 hectares de área plantada e produção de 789.733 sacas/ano, ou seja, 50% da produção estadual, utilizando apenas 25% dos 45 mil hectares de várzeas com terras planas e férteis disponíveis, o que significa que apenas 25% têm sido utilizadas.

A festa, organizada por comerciantes, com apoio de rizicultores, prefeitura e do chef de cozinha Mané Young, de Campos do Jordão, terá atrações como shows musicais típicos, ilhas culturais, danças, peças teatrais, fanfarras, corais, oficinas de artesanato, oficinas gastronômicas e de degustação, exposições de máquinas e implementos agrícolas e de fotos e documentários contando a história do cultivo na cidade. O evento acontece na Estação Ferroviária Dr. Paulo de Frontin, no centro da cidade.



padreafonso@al.sp.gov.br

alesp