Museu de Arte do Parlamento de São Paulo - Criança: esperança e futuro... inspiração e motivação na arte


10/10/2008 08:51

Compartilhar:

Clique para ver a imagem " alt=""Infância brasileira", Luís Mattos Clique para ver a imagem "> Clique para ver a imagem " alt=""Menina Kalapalo", Marco Rossi Clique para ver a imagem "> Clique para ver a imagem " alt=""Índia Carajá", Rosa Godoy Clique para ver a imagem "> Clique para ver a imagem " alt=""E agora, Brasil?", Otávio Assad Clique para ver a imagem ">

Oficializado que foi pelo presidente Arthur Bernardes em 1924, o Brasil comemora, anualmente, o Dia da Criança na data de 12 de outubro. Somente a partir de 1960, o dia passou a ser devidamente comemorado numa iniciativa conjunta da Fábrica de Brinquedos Estrela e a Johnson & Johnson, que lançaram na ocasião a "Semana do Bebê Robusto". A estratégia deu certo e os demais empresários passaram também a comemorá-lo.

Embora as Nações Unidas reconheçam como o Dia Universal das Crianças a data de 20 de novembro, em que se comemora a aprovação da Declaração dos Direitos das Crianças, muitos países comemoram em datas diferentes. Assim, por exemplo, na Índia a data é comemorada em 15 de novembro, enquanto em Portugal e Moçambique no dia 1° de junho e na China e no Japão em 5 de maio.

A data nos motiva a reproduzir nesta página obras do Museu de Arte do Parlamento de São Paulo cujos artistas se inspiraram no tema para criar suas obras.



"Juntando Sonhos" " Cezira Colturato

Sua pintura é "empenhada" não no sentido deturpado, mas porque sabe colher, quase no estado incônscio, os aspectos mais humildes e às vezes mais miseráveis da realidade contemporânea brasileira.



"Afeto" " Augusto Higa

Sua pintura reflete ansiedade, inquietação e uma luta contínua em direção à anulação das formas e sua simplificação. A atitude de estilizar as figuras, cuja inércia plástica introduz uma leve esperança na visão pessimista da vida, está na sua base pictórica.



"Ausência" " Márcia Franco

Seu tema central é a humanidade com seus sentimentos e seus problemas de vida de cada dia, numa relação contínua entre tema e objeto.



"E agora, Brasil?" " Otávio Assad

O trabalho desse artista colocando a criança frente a si mesma deve ser entendido como um sinal de afeto, de amor e de esperança com a humanidade, que busca sua própria identidade.



"Menina Kalapalo" " Marco Rossi

Esta obra diz perfeitamente da linha adotada pelo artista, em que tudo é fruto de um pronto élan em defesa dos primeiros habitantes da "terra brasilis", numa homenagem àquela realidade que o espírito recolhe como ponto de partida.



"Infância brasileira" " Luís Mattos

Transmitindo sua força narrativa, o artista se impõe denunciando uma sensibilidade pouco comum pela profunda análise que faz do ser humano e de sua dolorosa vivência à luz da esperança de sua redenção.



"Miscigenação" " Gustavo Lima

Suas obras revelam uma íntima aproximação ao caráter dos personagens, em que uma significativa pureza se manifesta, testemunhando o amor e a preocupação em tudo o que representa o mundo da infância.



"Índia Carajá" " Rosa Godoy

Rica de temas tipicamente brasileiros e personagens indígenas. Suas formas e cores se decantam em pintura minuciosa, cheia de luz. Seus temas mais freqüentes convergem em defesa da natureza, mas com ênfase nos povos indígenas do Brasil Central e seu hábitat.



"Seleção do Brasil" " Canato

A obra nos transporta por instantes a um mundo de contrastes na às quais, muitas vezes, não mais pensamos e seu maior mérito é aquele de oferecer ao momentos de profunda reflexão. O resultado são momentos da vida cotidiana da criança de nossos dias que revelam uma "sensibilidade" não retórica, mas poética.



"Paulistinhas" " Cristina Motta

Insistindo tanto sobre o conteúdo quanto sobre a forma, a energia criadora da artista coloca uma acentuação vibrante sobre motivos e cenas reais do cotidiano, do qual a criança é a principal protagonista.

alesp