São Paulo está livre da febre aftosa


22/04/2009 15:49

Compartilhar:

Roberto Massafera diz que relatório reconhece forma adequada como o governo federal repassa os recursos para o Estado combater a febre aftosa<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/04-2009/MASSAFERAAFTOSA.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) concluiu pela sanidade do rebanho paulista quanto a presença de febre aftosa no Estado. O relatório final foi aprovado no último dia 15/4 e segundo o deputado estadual Roberto Massfera, membro da CPI, São Paulo pode voltar a conquistar novos mercados externos para carne."É um relatório conclusivo. Comprovamos que São Paulo está livre da doença, com 95% do rebanho vacinado 99% dos animais saudáveis", afirmou o deputado.

Em 2005, surtos da doença em estados limítrofes como Paraná e Mato Grosso do Sul, resultaram em grandes prejuízos para a balança de exportações paulista. São Paulo perdeu a qualificação de área livre de aftosa e, com isso, o direito de exportar carne não processada. Segundo apurou a CPI, a doença foi causado pela importação clandestina de gado paraguaio.

Roberto Massafera destacou ainda que o relatório final confirma a forma adequada com que o governo federal repassa os recursos para defesa fitossanitária no Estado. O texto reconhece ainda que São Paulo tomou todas as medidas necessárias para o controle da doença.

A CPI ouviu o secretário estadual de Agricultura, João de Almeida Sampaio Filho. Segundo ele, não há focos de febre aftosa em São Paulo desde 1996. Ele prevê que até 2011 não haverá mais necessidade de vacinação.

"Para que isso aconteça, Estados vizinhos como Mato Grosso e Paraná devem evoluir também", alertou o secretário. No próximo mês de maio, a vacinação de bovinos deve atingir 5 milhões de animais de até 24 meses de idade. Em novembro, todas as 12 milhões de cabeças receberão a vacina.



rmassafera@al.sp.gov.br

alesp