Homenagem a Chiara Lubich, fundadora do Movimento Focolares


17/03/2009 20:04

Compartilhar:

Carlinhos Almeida presta homenagem a Chiara Lubich, fundadora do Movimento Focolares Chiara<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2009/atosolchiaraterezinhaservidoni_ depcarlinhos023rob.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Homenagem realizada nesta terça-feira, 17/3, a Chiara Lubich<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2009/atosolchiaramesa018rob.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

"Chiara Lubich nos deixou no dia 14 de março de 2008, aos 88 anos, em Rocca di Papa, na Itália. Foi uma mulher que dedicou sua vida inteira ao Evangelho, à cultura da paz e à fraternidade entre as pessoas", disse o 1º secretário da Assembleia Legislativa, deputado Carlinhos Almeida (PT), para as mais de 200 pessoas que lotaram o Auditório Franco Montoro na homenagem realizada nesta terça-feira, 17/3, à religiosa italiana que criou o Movimento Focolares. Essa foi uma iniciativa conjunta dos deputados Carlinhos Almeida, Hamilton Pereira e Marcos Martins (estes do PT), Afonso Lobato (PV) e Roberto Morais, líder do PPS.

Conforme o deputado Carlinhos, Chiara viveu profundamente sua fé católica e cristã. "Ela foi capaz de radicalizar sua fé ao dialogar com todos, mesmo os que não têm religião, sempre buscando a promoção das pessoas e a construção de uma sociedade mais justa", observou. O 1º secretário lembrou que era a segunda homenagem que a Assembleia presta à religiosa nos dez anos em que ele exerce mandato de deputado estadual, completados no último dia 15 de março.

Ao fazer um rápido retrospectro da vida da religiosa, Carlinhos recordou que ela nasceu em 22 de janeiro de 1920, na cidade de Trento, Itália, filha de pai socialista. Na sua juventude dava aulas particulares para pagar as despesas do curso universitário de Filosofia. O despertar de seu compromisso religioso com o ser humano aconteceu num dos momentos mais terríveis e difíceis de toda a história da humanidade: a II Guerra Mundial. "Na II Guerra foi registrado o massacre de milhões de pessoas em campos de concentração. Foi nesse momento de barbárie que despertou naquela jovem italiana a missão de exercer a sua espiritualidade no amor ao próximo", acrescentou.

O 1º secretário contou que Chiara Lubich esteve no Brasil em 1941, quando se impressionou com o contraste social e a miséria das favelas. Na época lançou o projeto Economia e Comunhão, que mostra que é possível combinar desenvolvimento econômico e respeito às pessoas e promoção de justiça social.

Compuseram a mesa da homenagem Maria da Glória Duarte e Alan Magalhães Corrêa Jr., responsáveis pelo Movimento Focolares em São Paulo, Dorival Spatti, responsável pelo Movimento Focolares de Mariápolis Ginetta, na região de Vargem Grande Paulista, Terezinha Servidoni, prefeita de Rincão, e Walter Barelli, ex-ministro do Trabalho. Ainda esteve presente o deputado Rafael Silva (PDT).

alesp