Moradores de São José dos Campos reivindicam melhor saúde e educação


12/02/2010 18:59

Compartilhar:

Carlinhos Almeida e moradores do Jardim Cruzeiro do Sul <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/02-2010/CARLINHOS1comunidade.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O deputado Carlinhos Almeida (PT) intensificou nos últimos dias os Encontros com a Comunidade em bairros de São José dos Campos. Na maioria das visitas, ele esteve acompanhado dos vereadores Wagner Balieiro e Amélia Naomi, ambos do PT, e do presidente do PMDB local, o médico Itamar Coppio.

Os Encontros com a Comunidade iniciaram-se, no dia 5/2, e foram até o domingo, 7/2, devendo estender-se a diversos outros bairros durante os próximos finais de semana.

Carlinhos expôs os programas sociais e os investimentos do governo do presidente Lula em São José dos Campos e região. Entre eles, os programas Minha Casa Minha Vida, o Bolsa Família, ProUni, Luz para Todos, o projeto do Trem de Alta Velocidade (TAV), ou Trem Bala, que ligará São Paulo ao Rio de Janeiro, pré-sal e os investimentos da Petrobras na modernização da REVAP, em São José dos Campos.

Da parte dos moradores, Carlinhos recebeu agradecimentos pela atuação em defesa das comunidades, como a de João Vieira, da Vila Cristina, na zona norte da cidade, agradecendo o apoio do deputado na Rádio Comunitária local. O presidente da Associação dos Moradores da Vila Cristina, Júlio Cesar de Araújo, também agradeceu o apoio de Carlinhos desde a época em que ele era vereador, em São José dos Campos.

Os moradores, entretanto, reforçaram as queixas em relação à prefeitura por carências em serviços essenciais, como a saúde. No Jardim Cruzeiro do Sul, na zona Sudoeste, o protesto foi contra a inexistência de um posto para atender aos moradores do bairro, que se deslocam ao vizinho bairro Dom Pedro II, onde faltam medicamentos e médicos especialistas, entre outros problemas.

Outro serviço que deixa a desejar é a educação, conforme os moradores do Jardim da Granja, na zona sudoeste. Querem a volta da tele-aula na Escola Pedro Mazza e que funcionários e professores das escolas de Ensino Médio noturno do bairro possam compartilhar a merenda com os alunos.

Na Vila Cristina, os moradores querem uma escola municipal no bairro e denunciaram que não conseguem matricular os filhos no Ensino Fundamental em Santana, bairro próximo. Como saída, estão matriculando em escolas mais distantes da vila.

No Jardim Santa Inês II, na zona leste, houve protestos em relação à demora na construção de um viaduto sobre a via Dutra, falta de condições de uso da quadra esportiva e de áreas de lazer para as crianças e o precário funcionamento da base da Guarda Civil. Também foram lembrados os problemas na área da saúde, como a demora no atendimento e a falta de médicos.



carlinhos@carlinhos.org

alesp