Opinião - Lei proíbe uso de jaleco aos profissionais da saúde fora do ambiente de trabalho


15/06/2011 10:47

Compartilhar:


Em 2009 entrei com um projeto de lei que tinha por objetivo mudar um antigo hábito do pessoal da saúde, acostumado a transitar pelas ruas e avenidas usando a mesma roupa utilizada dentro dos consultórios e hospitais. Conhecedor dos riscos que essa prática propicia, lutei junto aos demais deputados para que a situação fosse resolvida. Assim, na semana passada, o Diário Oficial publicou a lei 14466, disciplinando o assunto.

De acordo com a nova lei, médicos e demais funcionários da saúde não podem circular pelas ruas vestindo os mesmos jalecos que usam durante o trabalho. Agora, falta apenas a regulamentação.

Embora muitos profissionais da área contestem a lei, alegando que o mais importante é que as mãos sejam lavadas, não podemos nos esquecer que uma coisa completa a outra. A proibição do uso dessa vestimenta nas ruas contribui para evitar casos de contaminação e infecção hospitalar.

Lembro bem, tempos atrás, perguntei a um médico se o jaleco que ele usava no atendimento aos pacientes era lavado juntamente com as roupas da família. "Está louco?"- respondeu ele, numa clara demonstração do que isso representa. Foi exatamente essa a resposta que nos incentivou a entrar com o projeto de lei.

Apesar dos protestos de um pequeno segmento do setor, os próprios médicos concordam que algo precisava ser feito e que, essa lei, embora traga a multa de R$ 174,00, é uma grande iniciativa para que ocorra uma sensível mudança de comportamento por parte dos profissionais da saúde.



*Vitor Sapienza é deputado estadual pelo PPS

alesp