Comissão debate autonomia para criação, incorporação e fusão de municípios


24/08/2011 20:30

Compartilhar:

 <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/08-2011/ComAssunMetropolitanosMMY1.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Reunião da Comissão de Assuntos Metropolitanos e Municipais<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/08-2011/ComAssuMetropolitanosMMY.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> José Augusto Maia, Ed Thomas, Augusto Cesar, Hamilton Pereira, André Soares, Jooji Hato, Isac Reis, Celso Gilgio, Celino Cardoso, Beto Trícoli, Luciano Simões e José Nunes Filho<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/08-2011/ComAssunMetropolitanosMMY.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Frente parlamentar da Câmara dos Deputados quer fim da Emenda 15, que retirou autonomia dos Estados sobre o assunto



Presidida pelo deputado Celso Giglio (PSDB), audiência pública promovida pela Comissão de Assuntos Metropolitanos e Municipais, teve como finalidade debater, nesta quarta-feira, 24/8, a situação de áreas emancipandas e anexandas do Estado. Representantes de comunidades interessadas no tema, lotaram o auditório Franco Montoro. O convidado especial do encontro, deputado federal José Augusto Maia (PTB/PE) e ex-prefeito do município de Santa Cruz do Capibaribe (PE), é presidente da Frente Parlamentar da Câmara dos Deputados pela Derrubada da Emenda 15, que retirou a autonomia dos Estados para criação de novos municípios. Ele explicou seu trabalho junto ao Congresso Nacional e ao governo federal, por intermédio da ministra de Relações Institucionais, Ideli Salvati, pela derrubada da emenda.



Emenda 15



Segundo Maia, quando a Emenda 15 à Constituição federal tirou a autonomia dos Estados, a medida se fazia necessária em razão do elevado número de novos municípios criados, conforme disse, sem regras ou planejamento. Maia discorreu sobre seu trabalho junto a cada deputado e cada senador, de convencimento quanto à necessidade da derrubada da emenda. Para ele, é possível que a matéria seja votada ainda neste ano, o que possibilitaria a realização de eleições nos novos municípios.

O deputado federal ilustrou sua argumentação com dados de pesquisa realizada pelo BNDES que aponta os Estados mais desenvolvidos. Segundo o estudo, Minas Gerais está em primeiro lugar, Rio Grande do Sul em segundo e São Paulo em terceiro. "Não é por acaso que são os Estados com maior número de municípios. Assim também são os países mais desenvolvidos, em primeiro lugar estão os Estados Unidos, com 34 mil cidades. O Brasil tem 5.561 municípios. Estamos bem longe nessa contagem e com espaço suficiente para crescer", asseverou Maia.



PEC estadual



Celso Giglio informou que a PEC 2/2010, de sua autoria, dá nova redação ao artigo 145 da Constituição estadual, com o objetivo de criar, fundir, incorporar e desmembrar municípios por lei ordinária, já foi aprovada pelas comissões e está em condições de ser votada pelo Plenário. Giglio destacou a importância da medida e solicitou apoio de seus colegas deputados para sua aprovação.

Jooji Hato (PMDB) considerou justa a reivindicação das comunidades e afirmou estar junto nessa luta. Beto Trícoli (PV) elogiou o trabalho municipalista do presidente Giglio e sugeriu a elaboração de um documento apoiando a PEC 2, para que todos os líderes assumam o apoio à matéria. Trícoli lembrou a importância de responsabilidade na organização administrativa dos novos municípios.

Isac Reis (PT) parabenizou o deputado Maia pela iniciativa de formar a frente parlamentar com objetivo de resgatar um erro do passado. O deputado entende que a realidade dos municípios é peculiar a cada um deles, e que o Estado tem melhores condições de avaliá-la. Hamilton Pereira (PT) comentou a discrepância entre o número de habitantes de algumas áreas, citando o entorno de Sorocaba, onde há municípios com 8 mil habitantes, e a própria cidade de Sorocaba, que possui bairros com 36 mil habitantes. A importância da emancipação, segundo Pereira, é fundamental.

A audiência contou com representantes de populações que pedem a anexação das áreas onde residem a municípios limítrofes. É o caso do bairro Marieta Dian (cujos moradores pedem a vinculação da localidade a Paulínia), de Ibitiuva (Pitangueira) e do distrito de Rechã (Itapetininga). Participaram, ainda, o presidente da União Brasileira em Defesa da Criação de Novos Municípios, Augusto César, e o presidente da Associação Paulista das Áreas Emancipandas e Anexandas, José Nunes, além dos deputados Celino Cardoso (PSDB), André Soares (DEM) e Ed Thomas (PSB).

alesp