III Conferência Estadual do Meio Ambiente discute o aquecimento global


28/03/2008 21:04

Compartilhar:

Marina Silva, ministra do Meio Ambiente<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/04-2008/CONF MEIO AMB mmy (10).jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Nilo Diniz, Paulo Teixeira, Donisete Braga, João Paulo Capobianco e Sourak Borralho<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/04-2008/CONF MEIO AMB MESA 1 mmy (5).jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Eduardo Jorge Martins Alves Sobrinho, Paulo Teixeira, Nilo Diniz, Donisete Braga, João Paulo Capobianco, Sourak Borralho e Pedro Ivo Batista<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/04-2008/CONF MEIO AMB MESA 2 mmy (32).jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Foram abertos nesta sexta-feira, 28/3, no Plenário Juscelino Kubitschek, os trabalhos da III Conferência Estadual do Meio Ambiente. Presidida pelo 1º secretário da Assembléia Legislativa, Donisete Braga, a conferência tem por objetivo estipular ações para compor um conjunto de sugestões a serem levadas à Conferência Nacional, que será realizada em Brasília, em maio. A Conferência Nacional, da qual participarão delegados de todos os Estados brasileiros, encaminhará suas idéias para serem discutidas no plano federal e fazerem parte do Plano Nacional de Mudanças Climáticas. "No último século, o clima do planeta aumentou 0,7 graus, o que derreteu geleiras, aumentou o nível dos mares, e alterou os períodos de seca e chuva. Se nada for feito, irremediavelmente nossos filhos e netos pagarão por nossa negligência", disse Braga.

A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, impossibilitada de comparecer à conferência, enviou um vídeo com algumas considerações sobre o tema. Informou que o governo federal está elaborando o Plano Nacional de Mudanças Climáticas, do qual o Plano Nacional de Combate ao Desmatamento faz parte. Declarou que nos últimos 3 anos o desmatamento foi reduzido em 50%, " mas, para fazer a diferença, é preciso que cada um faça a sua parte".

O representante do Ministério do Meio Ambiente, Pedro Ivo Batista, disse que a intenção do governo federal em promover as conferências estaduais é fazê-los co-responsáveis pelas medidas que possam ser propostas para uma nova política de meio ambiente.

"A questão ambiental tem sido o centro dos debates em todo o mundo, colocando como essencial uma outra forma de desenvolvimento sustentável, que agregue tecnologia à produção e possa legar às próximas gerações uma riqueza ambiental", disse o deputado federal Paulo Teixeira. Segundo Teixeira, é necessário, para que o quadro climático seja revertido, mudar o aspecto cutural da agricultura, diminuindo as queimadas e o desmatamento. É imprescindível também, afirmou, a adoção de fontes renováveis de energia, a ampliação da exploração do nosso potencial hidráulico, a economia energética e mudanças no padrão de consumo.



Síntese da crise ambiental

"É absolutamente essencial se discutir a vida no nosso planeta. A terra está doente, e para recuperá-la precisamos de ações efetivas. O aquecimento climático aponta um futuro devastador para a humanidade e apenas nós poderemos reverter este quadro", afirmou o deputado Cido Sério (PT).

O secretário municipal do Meio Ambiente, Eduardo Jorge, declarou que é oportuno que o Ministério do Meio Ambiente tenha escolhido para tema da conferência o aquecimento global, que, ao lado da desigualdade e da violência, forma o conjuto de prioridades da sociedade. "O aquecimento global é a síntese da crise ambiental. E a crise é de todos; portanto, a responsabilidade de resolvê-la é de todos. Temos de trabalhar em nível municipal, estadual e federal. Que cada um faça seu dever de casa".

"A Conferência Nacional do Meio Ambiente é um espaço que permite a participação democrática dos setores da sociedade no sentido de compartilhar problemas, discutir soluções e apresentar propostas visando a sustentabilidade da população brasileira. Lamento apenas que não estejam aqui representantes do governo estadual", afirmou o secretário nacional de Biodiversidade e Florestas do Ministério do Meio Ambiente, João Paulo Capobianco. Ele acrescentou que considera fundamental que a Conferência Estadual ocorra na Assembléia Legislativa, já que "várias propostas que emanarão desta reunião exigirão aprimoramentos para fazer parte da legislação brasileira".

Finalizando a conferência, Donisete Braga afirmou esperar que muitas das idéias porpostas se transformem em leis, e que essas leis sejam efetivamente cumpridas.

alesp