Discussão sobre impactos e exploração do pré-sal


05/01/2010 16:35

Compartilhar:

Gérson Prando e Paulo Alexandre<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/01-2010/PAULOALEXPRESAL.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Uma das primeiras ações legislativas do deputado Paulo Alexandre Barbosa (PSDB) para 2010 será a organização de um fórum estadual para discutir os impactos ambientais e sociais dos investimentos da cadeia produtiva do petróleo na Baixada Santista. Presidente da Frente Parlamentar em Defesa dos Royalties Paulistas, Paulo Alexandre quer convidar especialistas para debater o assunto com representantes das prefeituras da Baixada e do governo do Estado.

Para o deputado, a experiência de Macaé, no Rio de Janeiro, deve servir de alerta para a região. Apesar de aquela cidade ter recebido um grande investimento por conta da produção de petróleo, seus indicadores sociais não melhoraram de forma significativa. Em algumas áreas, houve até piora. Paulo Alexandre propõe um acompanhamento das possíveis transformações sociais, a partir da análise do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) ou outro indicador que possa ser criado.

"Essa é uma discussão que precisa ser feita de forma transparente com a sociedade e amparada por estudos técnicos. Sabemos que são inúmeras as vantagens que os investimentos do petróleo trarão à região, como a criação de mais postos de trabalho. Porém, temos que estar preparados e bem informados para amenizar os inevitáveis impactos que devem ocorrer na infraestrutura dos municípios", disse o deputado.



pabarbosa@al.sp.gov.br

alesp