Fazenda da Esperança, em Guaratinguetá, recebe mil dependentes por mês

Centro tem unidades em oito países e tratamento que alcança bons índices de reuperação
26/10/2011 18:24

Compartilhar:

Frente Parlamentar de Enfrentamento ao Crack e outras Drogas<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/10-2011/DONISETEGRAGASdvaleesse.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Os deputados Donisete Braga (PT), Jooji Hato (PMDB) e Afonso Lobato (PV), da Frente Parlamentar de Enfrentamento ao Crack e outras Drogas da Assembleia Legislativa, visitaram nesta segunda-feira, 24/10, a Fazenda da Esperança, em Guaratinguetá, Vale do Paraíba. Fundador da Fazenda, o Frei Hanz relatou aos deputados que mil jovens por mês - de todas as regiões do Estado de São Paulo - procuram vaga nas unidades para se livrar da dependência da droga.



"Não temos como acolher todos. O que fazer?", questionou o Frei Hanz, pedindo apoio do poder público e da sociedade para que o trabalho possa ser ampliado. "Precisamos nos unir. Os jovens nos procuram porque querem sair do inferno", disse ele. A Fazenda da Esperança é autossustentável e hoje abriga 400 pessoas nas unidades de Guaratinguetá, Pedrinhas, Iguape e Piraju.



Em todas as suas unidades no mundo - Alemanha, Rússia, Argentina, Guatemala, México, Filipinas e Moçambique - atende 2.400 pessoas. Nos últimos 28 anos, 15 mil dependentes químicos se recuperaram em suas unidades. Os índices de recuperação nos tratamentos, que envolvem trabalho, convivência e espiritualidade, são superiores a 80%. Em maio de 2007, a Fazenda da Esperança recebeu a visita do Papa Bento 16.



Os deputados foram recepcionados pelo próprio Frei Hanz, pelo gerente de projetos, Adalberto Calmon, e pelo administrador Nelson Rosendo. Coordenador da Frente Parlamentar, o deputado Donisete Braga fez um relato sobre os trabalhos que vem desenvolvendo e disse que a luta no Legislativo agora é para aprovar emenda ao Orçamento 2012, para que o governo do Estado possa investir na prevenção e tratamento dos dependentes químicos.



dpbraga@al.sp.gov.br

alesp