Bauru tem um dos mais elevados índices de qualidade de educação

Audiências Públicas do Orçamento 2012
28/07/2011 17:46

Compartilhar:

Terminal Rodoviário de Bauru <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/07-2011/BauruTermainalRodoviario.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Bauru <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/07-2011/Bauru2.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Parque Vitória Régia <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/07-2011/BAURUParqueVitoriaRegia.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Fundada em 1896, Bauru tem cerca de 345 mil habitantes e, a este contingente populacional, somam-se mais de 12 mil habitantes da cidade vizinha, Piratininga, com a qual Bauru constitui uma conurbação.

A ausência de um forte setor industrial em Bauru impediu que se constituísse um fluxo de migração interna, como, por exemplo, a migração nordestina que afluiu a partir da década de 1930 para a Grande São Paulo e a região leste do Estado. Por sua vez, o extermínio dos grupos indígenas que ocupavam a região de Bauru, com destaque para os Kaingang, foi um dos episódios trágicos da incorporação regional ao território paulista. Tais aspectos acentuaram a importância da imigração estrangeira na composição étnica e demográfica atual de Bauru.



Educação



A cidade tem elevado Índice de Desenvolvimento Humano (IDH-M), classificado em 0,825 pontos, com destaque para o IDH-Educação (IDH-E), que atinge 0,906 pontos, um dos índices mais altos do Brasil. Bauru tem várias instituições educacionais. São 48 escolas estaduais, sete Áreas de Desenvolvimento Infantil (ADI), sete escolas de Ensino Fundamental, 45 escolas municipais de Educação Infantil, três escolas de educação especial, escolas técnicas e profissionalizantes como Senai, Sesi, Colégio Técnico Industrial (CTI) e Etec Rodrigues de Abreu; três instituições públicas de ensino superior, USP, Unesp (que possui no município seu maior campus) e Fatec; e várias universidades particulares, como a Universidade do Sagrado Coração (USC), Universidade Paulista (Unip) e a Instituição Toledo de Ensino (ITE).



Economia



O setor industrial é representado por indústrias de transformação, metal-mecânica e alimentícias. Nos setores gráfico e alimentício, a cidade possui empresas líderes nacionais, como a Tilibra, com notável volume de vendas internas e externas. A relativa infertilidade do solo, no qual predomina o denominado arenito Bauru, não propiciou historicamente a constituição de uma forte sociedade agrária no município. A facilidade de transportes, a partir da década de 1910, quando tem início a formação do entroncamento rodoferroviário que se estabeleceu no município, fez com que serviços e comércio se tornassem os principais ramos de atividade econômica em Bauru. Destaca-se aí o setor educacional universitário, com a implantação no município de diversos campi de instituições de ensino superior, tanto públicas como privadas.

A agricultura é incipiente em Bauru, baseando-se no cultivo de abacaxi e outras frutas tropicais. A pecuária bovina e suína sempre esteve presente no município, ainda que em pequena escala. O cultivo da cana-de-açúcar ganhou espaço nos últimos anos, com a instalação de diversas usinas nas cercanias do município. O café, que nas primeiras décadas do século 20 esteve presente em grande proporção no município, na atualidade praticamente desapareceu.



Turismo



A cidade é voltada ao turismo de negócios e ao turismo científico. O turismo local é potencialmente rico em todos os sentidos e, se levarmos em consideração a posição geográfica do município no Estado paulista, várias são as atrações rurais e urbanas em uma ampla e rica região com opções do setor que se completam.

O turismo no setor científico é exercido em alta escala em Bauru, em razão do município abrigar escolas, universidades, institutos e hospitais com forte foco na pesquisa e atendimento de anomalias, tendo sido criado verdadeiros centros científicos de importância internacional, tais como o Centrinho, que se dedica à recuperação de portadores de anomalias crâniofaciais; o Hospital Lauro de Souza Lima, especializado em hanseníase e o Instituto Brannemark.

alesp