Assembléia passa por auditoria externa para obter nova certificação de qualidade


08/05/2006 17:24

Compartilhar:

Rodrigo Garcia e Geraldo Vinholi<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/ISO9001275 mauri.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Reunião com os auditores da Fundação Vanzolini<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/ISO9001264 mauri.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A Fundação Vanzolini realiza entre os dias 8 e 10/5 uma auditoria em vários setores da Assembléia Legislativa para verificar se o Parlamento paulista pode receber o certificado de qualidade ISO9001/2000.

Os auditores vão acompanhar os procedimentos administrativos realizados tanto pela área administrativa quanto pela área parlamentar e redigir um relatório que será entregue na próxima quarta-feira, 10/5, às 18h, para a Mesa Diretora da Assembléia. Nesse relatório estará a recomendação ou não de que o Parlamento pode receber a certificação. Em caso positivo, os auditores devem encaminhar sua recomendação para uma comissão da fundação, que, concordando com o parecer, expedirá no prazo de um mês o certificado de conformidade da Assembléia com a norma ISO 9001/2000.

A Assembléia foi certificada pela primeira vez em 1997, ratificou a certificação em 2000 e busca novamente o reconhecimento neste ano. Segundo Celso Mitsuhiro Matsumoto, coordenador do Núcleo da Qualidade, a nova certificação envolve mais setores da Assembléia. "Cerca de 90% dos processos administrativos da área parlamentar e administrativa serão auditados, número bem superior ao percentual das certificações anteriores", afirmou.

O início do processo de certificação se deu em uma reunião com os auditores da Fundação Vanzolini, o coordenador do Núcleo de Qualidade, os diretores da Secretaria Geral de Administração e da Secretaria Geral Parlamentar, o procurador-chefe da Procuradoria da Assembléia, os chefes de gabinete da presidência e das 1ª e 2ª Secretarias e os deputados Geraldo Vinholi (PDT), 2º secretário, e Rodrigo Garcia (PFL), presidente do Assembléia.

Conforme explica Humberto dos Santos Ferreira, auditor-líder, a Assembléia, caso não apresente nenhuma situação de não-conformidade com a norma, será certificada. A fundação, que foi contratada após processo de licitação, tem reconhecimento nacional e internacional para expedir o certificado de conformidade. A certificação é validada nacionalmente pelo Inmetro e internacionalmente pelo IQNET. "Após estes três dias, o nosso relatório deverá apontar em qual fase a Assembléia se encontra, caso não haja nenhuma situação de não-atendimento aos padrões da ISO, o Parlamento poderá receber a certificação. O nosso objetivo é auxiliar o Legislativo a desenvolver seu trabalho com eficácia e excelência", afirmou Humberto.

Para o presidente da Assembléia, deputado Rodrigo Garcia, "depois de um significativo esforço para padronizar procedimentos com qualidade e economia, existe uma grande expectativa na Assembléia de que possamos receber o reconhecimento deste trabalho através do certificado. A qualidade é um processo de aprimoramento constante e o certificado será um incentivo para mantermos e ampliarmos o que já vem sendo realizado. Nestes três dias, estamos sendo avaliados por uma empresa independente que poderá atestar este nosso compromisso com a gestão de qualidade. Uma vez obtida a certificação, isto será uma demonstração para a sociedade do grande esforço que o Parlamento realiza para se atualizar, se modernizar e cumprir com suas funções. O certificado nada mais é que um atestado do empenho da Assembléia em trabalhar de forma eficiente para a população do Estado", finalizou.

alesp