Vinholi promove convênio cultural entre Itápolis e Pomezia, na Itália


28/11/2006 19:39

Compartilhar:

Deputado Geraldo Vinholi (2º à esq.)<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/Vinholi gv pomezia.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Em viagem à Itália este mês, o deputado Geraldo Vinholi (PDT) promoveu convênio de cooperação cultural entre a cidade de Itápolis, sua cidade natal, e a cidade de Pomezia, situada a 30 quilômetros de Roma.

Após ter recebido uma delegação de Pomezia em agosto, Vinholi, acompanhado de representantes de Itápolis, visitou a cidade italiana, cuja Câmara Municipal lhe outorgou título de cidadania, no dia 17.

Segundo o deputado, o convênio é importante no âmbito cultural, uma vez que grande parte da população de Itápolis é formada por descendentes de italianos. "Com isso, estamos resgatando parte de nossa cultura", afirmou. Vinholi citou também a criação da Associação Ítalo-Brasileira, com muitos sócios, onde está se fazendo um grande esforço para conseguir dupla cidadania a essas famílias. "O convênio já permitiu a troca de bolsas de estudo para estudantes universitários. Pomezia tem sua própria universidade, que é vinculada à Universidade de Roma, uma das melhores da Europa", informou.

O deputado explicou que outro aspecto importante do intercâmbio é a troca de experiências na execução de políticas públicas. "Embora sejam realidades diferentes, é fundamental a modernização dos instrumentos políticos que possam contribuir de forma mais efetiva para a comunidade."

Segundo Vinholi, outros setores de fundamental importância que serão atingidos graças ao convênio são o comercial e o econômico. "Pomezia é uma cidade altamente industrializada, com grandes empresas interessadas em expandir seus negócios, como já fazem com outros países. Itápolis, que tem sua economia baseada na produção agrícola, tem interesse em industrializar produtos como o açúcar e a laranja. Por isso, abre-se a possibilidade de instalação de empresas italianas na região."

Em Pomezia, a programação da delegação brasileira contou com visita ao museu arqueológico e às áreas de escavação, onde vêm ocorrendo descobertas milenares. O deputado também participou de eventos religiosos, como a consagração da igreja de Pomezia pelo bispo e a visita à basílica Nossa Senhora Magiore, com missa em latim celebrada pelo cardeal arcebispo Dom Law, que recebeu Vinholi e a comitiva brasileira em audiência e permitiu visita às áreas restritas do templo, onde se encontram obras das mais valiosas, não só pelo valor econômico, mas principalmente pela história do catolicismo romano. Na cidade existe ainda um cemitério onde estão enterrados 27 mil soldados alemães mortos durante a Segunda Guerra Mundial.

Segundo Vinholi, a programação também foi marcada por eventos políticos, com reuniões na Prefeitura e na Câmara Municipal. O deputado visitou indústrias, a Associação Comercial, o Lions Club e o Rotary Club. Reuniu-se ainda com o presidente da Federação das Indústrias da Província de Lazio e com grupos de empresários, discutindo possibilidades de relacionamento comercial e industrial entre os dois países.

geraldovinholi@hotmail

alesp