Plano Emergencial de Obras
Da assessoria do deputado Arnaldo Jardim
O coordenador da Frente Parlamentar pela Habitação da Assembléia Legislativa de São Paulo, deputado Arnaldo Jardim (PPS), voltou defender na tribuna do parlamento paulista, na quinta-feira, 14/8, o setor habitacional.
O deputado ressaltou a importância da iniciativa da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (representante nacional e internacional das entidades empresariais da indústria da construção e do mercado imobiliário), presidida por Paulo Safady Simão, pela elaboração do "Plano Emergencial de Obras - Agenda Positiva de Desenvolvimento" , que apresenta propostas de ações de curto prazo para as áreas de habitação e infra-estrutura.
O documento, entregue a diversos parlamentares, no dia 13/8, num ato em Brasília, também foi encaminhado ao presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, ao ministro da Casa Civil, José Dirceu, e ao ministro da Fazenda, Antônio Palocci.
Em seu discurso, Arnaldo Jardim destacou a necessidade de se fortalecer o princípio de financiamento à família. Ele defendeu o emprego de subsídios para as famílias que recebem até três salários mínimos por mês e lembrou, ainda, de seu projeto de lei (PL 999/99), que cria o Programa de Habitação Social (Prohab), que atualmente tramita na Assembléia Legislativa.
O Plano Emergencial de Obras prevê, entre outras coisas, a contratação imediata de 26.519 unidades habitacionais (que envolverão recursos já definidos do FGTS e do FAT, no montante de R$ 960 milhões) e a retomada de centenas de obras contratadas em 2002, que tiveram suspensas as liberações de recursos. Essas medidas poderão gerar 74,5 mil empregos diretos e cerca de 169 mil empregos indiretos.
Para Arnaldo Jardim, o setor habitacional é estratégico para o país e precisa ser estimulado. "O Plano Emergencial de Obras é objetivo, concreto e oportuno, pois vem num momento em que governo federal sinaliza um processo de retomada do crescimento. Além disso, são poucos os setores que produzem um efeito multiplicador na economia como o da habitação, que tem um enorme potencial de geração de empregos e provoca baixos índices de inflação", afirmou.
ajardim@al.sp.gov.br
Notícias mais lidas
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações