Centro de Acolhimento de Sorocaba deve ficar pronto até o fim do ano


12/05/2004 19:03

Compartilhar:


Da assessoria do deputado José Caldini Crespo

A proposta de um Centro de Acolhimento para os usuários do Conjunto Hospitalar de Sorocaba (CHS), levada nesta quarta-feira, 12/5, ao secretário estadual da Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata pelo deputado José Caldini Crespo (PFL), 2.º secretário da Mesa Diretora da Assembléia, teve como resposta o total apoio do secretário e o final deste ano como data limite para que esteja funcionando a pleno vapor.

Crespo compareceu à audiência acompanhado do padre Camilo João Munaro e dos senhores Álvaro Pedro Piz e Nelson Cassiolato, da Paróquia de São Lucas, de Sorocaba, que apresentaram ao secretário o trabalho que já vem sendo desenvolvido pela paróquia no que diz respeito ao acolhimento das pessoas que utilizam os serviços do CHS, dada a sua proximidade com o conjunto.

Voluntariado

De acordo com o deputado, o trabalho feito pela Paróquia de São Lucas em prol dos usuários do CHS é custeado apenas por contribuições e donativos e mantido através do voluntariado. Além disso, o prédio contíguo à igreja, onde hoje é servido um café da manhã para cerca de 300 pessoas, foi construído com recursos dos paroquianos. "Eles construíram o prédio, adaptaram a essa função de atendimento às pessoas de outros municípios que saem, às vezes de madrugada, das suas residências, fizeram banheiros e servem o café da manhã. Mas, para um atendimento ainda melhor, precisam de mais recursos e da instalação de cozinha", explicou Crespo, lembrando ainda que ele próprio já havia solicitado à Secretaria da Saúde um Centro de Acolhimento para os usuários do CHS. "Vendo o trabalho que já vem sendo feito pelo padre Munaro e a comunidade da Paróquia de São Lucas, que fica exatamente ao lado do CHS, resolvi apresentar ao secretário esta proposta de transformar esse atendimento que já existe no Centro de Acolhimento", justificou o parlamentar.

A proposta é que o Centro de Acolhimento ofereça aos usuários do Conjunto Hospitalar de Sorocaba, principalmente aos vindos de municípios da Região, um local digno de espera para ser atendido ou para aguardar o horário de retorno ao seu município de origem. Crespo ressalta que parte considerável dos pacientes atendidos no CHS para consultas, exames ou outros encaminhamentos vem de cidades da região em ônibus ou vans disponibilizados pelas Prefeituras.

Dignidade

"Como essas pessoas vão para Sorocaba em grupo, num mesmo veículo, e recebem atendimentos diferentes em horários diferentes, precisam aguardar até que a última pessoa do grupo seja atendida para poder retornar à sua cidade, o que gera um grande desconforto a elas. O nosso objetivo é que seja proporcionado um mínimo de dignidade e de conforto a essas pessoas", disse o deputado, esclarecendo que a Paróquia de São Lucas tem feito muito para minimizar o desconforto dos usuários do centro, dentro das suas limitações.

Para o secretário Barradas, o funcionamento de um Centro de Acolhimento aos usuários do CHS é necessário e não deve mais ser adiado. "Dentre as duas alternativas que temos, a da construção de um centro e a da adequação do salão que já é utilizado pela Paróquia de São Lucas para dar esse atendimento, sou favorável à segunda", disse o secretário após a apresentação das propostas. Segundo ele, a comunidade de Sorocaba saiu na frente e já iniciou o trabalho. "Cabe-nos agora possibilitar o término da obra na Paróquia de São Lucas que, no que depender de nós, estará pronta até o final deste ano e, depois de dado esse primeiro passo, melhorarmos ainda mais as instalações e trabalharmos no sentido de fornecer refeições a preços reduzidos para essas pessoas", afirmou Barradas.

O secretário salientou, no entanto, que o convênio para o repasse terá de ser firmado até o início do mês de junho, graças à proibição da assinatura de convênios desse tipo durante o período pré-eleitoral. Cabe agora à Paróquia de São Lucas viabilizar a documentação. O coordenador de Saúde do Interior, Antonio Carlos Nasi, que também participou do encontro, será o interlocutor dos representantes da Paróquia no encaminhamento das questões formais para o convênio.

jccrespo@al.sp.gov.br

alesp