Presidente da Assembleia comparece à comemoração dos 61 anos da criação do Estado de Israel


15/05/2009 21:05

Compartilhar:

Alda Marco Antonio, Barros Munhoz, Giora Becher e Claudio Lottemberg<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/05-2009/ISRAEL2.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Giora Becher, Claudio Lottembert e  Barros Munhoz<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/05-2009/ISRAEL1.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Deputado Barros Munhoz, parabeniza os judeus pelo 61º aniversário do Estado de Israel<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/05-2009/ISRAEL3.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Com a saudação de "Viva o povo de Israel", o presidente da Assembleia paulista, deputado Barros Munhoz, encerrou sua fala em que parabenizou os judeus pelo 61º aniversário do Estado de Israel. "Um povo com quatro mil anos de história, que viveu a escravidão, que foi combatido numa saga interminável de perseguições, consegue não cultivar o ódio. O judeu é um povo sem ódio, que soma com as experiências positivas e divide o seu conhecimento com a humanidade". O deputado foi o último orador entre as personalidades que estiveram presentes na Hebraica nesta quinta-feira, 15/5, entre elas a prefeita em exercício, Alda Marco Antônio, que disse estar feliz que o prefeito Kassab estivesse em viagem, porque se sentia privilegiada de substituí-lo em evento tão importante. E, a exemplo dos demais oradores, exaltou a perseverança dos judeus para obter sua terra. "É inconcebível imaginar um povo que não tenha o seu chão", declarou a prefeita. Também estavam presentes os deputados federais Marcelo Itagiba, Arnaldo Madeira e Walter Feldman, a deputada estadual Célia Leão (PSDB), os vereadores Floriano Pesaro e Gilberto Natalini, o embaixador de Israel no Brasil, Giora Becher, o presidente da Confederação Israelita do Brasil (Conib), Claudio Lottenberg, o presidente da Federação Israelita do Estado de São Paulo (Fisesp), Boris Ber e o anfitrião e presidente de A Hebraica, Artur Rotenberg.

O evento serviu também para homenagear judeus que estavam na Palestina em 1948 e que de alguma forma acompanharam a criação do Estado de Israel, seja lutando, seja como observadores.

O relato das experiências de alguns dos homenageados foi pungente, principalmente porque foram rememorados fatos históricos e particularidades que não se encontram nos livros. Um dos homenageados chegou a contar que, ao terminar a sessão da criação de Israel, ele conseguiu fotografar, saindo do parlamento, os políticos que participaram da memorável sessão.

O ato foi encerrado com a Lehakat Karmel e o grupo "Vozes da Hebraica" cantando, dançando e comemorando o ideal sionista de ser um povo livre.

alesp