Assembléia Popular


24/08/2005 17:20

Compartilhar:

Francisco Marques de Amorim<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/tribFrancisco Marques de Amorim03MAU.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> José Roberto Alves da Silva<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/tribJose Roberto Alves da Silva03MAU.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Antonio Cortez Morais<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/tribAntonio Cortez Moraes05MAU.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Ianete dos Santos<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/tribIanete dos Santos04MAU.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Edna Regina de Moura Norberto<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/tribEdna Regina de Moura01MAU.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> José Martins Leal<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/tribJose Martins Leal03MAU.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Direitos iguais

O chileno Tercero Silva Silva, do Circulo Chileno Brasileiro de Integração Latino-americana, se auto-intitulou um "turista forçado", pois fora obrigado a vir para o Brasil em 1980 por razões políticas. Ele disse que o princípio da Constituição Federal de igualdade de direitos entre nacionais e estrangeiros é pura "falácia", pois o Brasil é um país que discrimina os estrangeiros. Tercero afirmou que o desenvolvimento deste país se deve muito à mão-de-obra dos estrangeiros, que deveriam ser melhor tratados.

Vigilância

"A garantia da perenidade da democracia é a eterna vigilância", afirmou José Roberto Alves da Silva, ao iniciar seu discurso. Ele disse que teve a impressão de ter havido censura sobre o programa Tribuna Popular, pois não fora transmitido na íntegra no sábado passado, mas entendeu a explicação que o problema foi em razão de queda de energia. Roberto alertou, ainda, sobre a possível diminuição de verba para a Educação no município de São Paulo. Segundo ele, a Comissão de Educação da Câmara Municipal não foi informada sobre uma reunião que discutiu este assunto.

História

Em discurso, Cremilda Estella Teixeira, do Movimento de Olho na Escola Pública, perguntou ao governador Geraldo Alckmin de que forma ele quer entrar para a história. Segundo Estella, ele deve ficar marcado como o governante que "afundou a escola". Ela disse, ainda, que a escola recebe uma verba de acordo com o número de alunos matriculados. Poucos meses depois, há uma evasão escolar muito grande, "mas aí já não importa, pois o dinheiro já foi repassado", alerta.

Advertência

Insatisfeita com o resultado da sindicância que resultou em advertência leve ao professor que agredira seu filho, Edna Regina de Moura Norberto disse que se acaso fosse o seu filho o agressor, ele estaria "preso até hoje". Ela reclamou que, ao invés de uma punição mais severa, o professor foi promovido a coordenador de escola. Regina disse, ainda, que seu filho passa por tratamento psicológico para superar o trauma da agressão.

Policiamento noturno

Maria Lima Matos, agente voluntária da cidadania, dirigiu-se aos 40 milhões de paulistanos e aos 140 mil policiais civis e militares do estado, dizendo que a democracia e a cidadania são direitos que não estão sendo cumpridos no estado de São Paulo. Ela falou que, à noite, apenas cinco mil policiais estão "nas ruas". Maria Lima, citando reportagem da revista Veja, disse que, pelas orientações da Organização das Nações Unidas, seria necessário um número oito vezes maior.

Saúde do Idoso

Para José Custódio de Almeida, da Associação dos Químicos Plásticos de São Paulo, o governo deve entender que a saúde do idoso é diferente da população mais jovem. Segundo Custódio, uma triagem demorada, no caso de uma pessoa idosa, pode levá-la à morte. Ele reclama, ainda, que o prefeito José Serra foi eleito dizendo que iria melhorar a área da Saúde, mas até agora não fez tal melhoria.

Notificação escolar

Ianete dos Santos, da Ong Embu-Guaçu em Ação, alertou que, por vezes, o aluno recebe notificações da escola sem ter tido uma conduta que merecesse reprimenda. Segundo ela, os pais devem averiguar sempre, pois a parte errada pode ser a escola.

Ameaçado de morte

Silvio Luis Del Giudice, do Setor Terceirizado da Construção Civil, disse que tem sido ameaçado de morte em razão de suas denúncias feitas na Assembléia Popular. Segundo ele, "o Brasil tem sido roubado em suas riquezas há anos". Ele lembrou recente escândalo envolvendo dirigentes da empresa de Correios, mas afirmou que os carteiros não têm dinheiro nem para comprar um tênis adequado para o trabalho. Sílvio falou, ainda, que já teve uma empresa com mais de cem funcionários, mas saiu do "canteiro de obras" em razão de "privilégios" concedidos a outras.



Isenção do ICMS

Antonio Cortez Morais, do Sindicato Nacional dos Aposentados da Força Sindical, reclamou da falta de política social para o idoso e conclamou a todos para ficarem atentos a possíveis mudanças na Previdência que possam prejudicar os idosos. Como sugestão aos deputados, Antonio apresentou a proposta de o governo isentar de ICMS os remédios adquiridos por aposentados que recebam menos de seis salários mínimos mensalmente.

Falta de comando

Falta comando ao secretário da Educação, Gabriel Chalita, esta foi a avaliação manifesta pelo representante do Instituto Pau Brasil, Anderson Cruz. Para o orador, o secretário se comporta como um agente de viagens ao levar professores para passeios a diversos países. Anderson reclamou do rigor da assessoria que coordena a Assembléia Popular, que não aceitou sua inscrição para usar a tribuna, na semana anterior, por ter encerrado o período de inscrição apenas três minutos antes. Ele alegou que em momentos anteriores foram abertas exceções.

Sacrifício

O representante do Sindicato dos Delegados de Polícia do Estado de São Paulo, José Martins Leal, afirmou que o estado tem economizado através do sacrifício dos funcionários públicos, que não têm recebido vencimentos compatíveis com o esforço que realizam. José reclamou do monopólio dado ao Banco Nossa Caixa para operar empréstimos para os funcionários públicos com descontos em folha. Afirmou que quem recebe pelo Banespa não dispõe deste serviço. Além disso, segundo o orador, as taxas praticadas pela Nossa Caixa são maiores que as que o Banespa se propõe a cobrar, além de dar mais prazo para o pagamento dos empréstimos.

Francisco Morato

Morador de Francisco Morato e membro da Associação de Amigos do Jardim São Severino, Francisco Marques de Amorim pediu para que o governador olhe com mais atenção para a cidade e que intervenha para melhorar as condições de saúde dos moradores que têm que se sujeitar às longas filas para serem atendidos na Santa Casa, pois o hospital estadual instalado na cidade não faz atendimento geral. O racionamento de água em alguns bairros também foi objeto de queixa do morador.

Voto direto

A defesa que a composição do Conselho Estadual do Idoso ocorra através do voto direto foi o destaque da intervenção de José Cláudio de Paulo, jornalista da cidade de Jaú. Ele acredita que todos os conselhos existentes no estado deveriam adotar a eleição direta como forma de composição de suas instâncias, pois isto reforça a democracia.

Ouvidoria do aluno

Mauro Alves da Silva, do Grêmio Social Esportivo Recreativo Sudeste, informou que só após 487 dias da denúncia comprovada de ofensa praticada por um professor contra aluno da Escola Otacílio de Carvalho Lopes foi publicada a punição. O professor recebeu uma repreensão, conforme o Diário Oficial de 20 de agosto. Para Mauro, é necessário que seja criada uma ouvidoria do aluno, independente, autônoma e com mandato determinado.

Hospital

A ausência de um hospital na região de Parelheiros foi a queixa apresentada por Josanias Castanho Braga, do Movimento de Saúde de Parelheiros. Para o líder comunitário, a construção do hospital na região tem ficado apenas nas promessas de campanha de José Serra e do governador Geraldo Alckmin. O prefeito, segundo Josanias, ao invés de aumentar o número de médicos nos postos, tem dispensado os que estão trabalhando, como aconteceu recentemente em Vargem Grande.

alesp