Museu de Arte: Rosa De Luca: lucidez e confiança no poder expressivo e comunicativo da fotografia


19/08/2009 16:41

Compartilhar:

Mar Revolto<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/08-2009/RosadeLucaquadrommy2.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Rosa De Luca<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/08-2009/rosadelucaRob.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A obra fotográfica de Rosa De Luca requer uma leitura aberta orientada pela clareza fisionômica da paisagem, de seu singular reconhecimento e das inter-relações propostas pela fotografa como estimulo a uma ulterior analise do real, bem como significado que as partes podem assumir quando se extraem do contexto, assinalando a existência e evidenciando os conteúdos.



Por intermédio de suas propostas visuais, Rosa De Luca exprime com lucidez esta confiança no poder expressivo e comunicativo da fotografia pela qual se envolve em cada fase de sua produção " do projeto, à assemblagem e à impressão " sublinhando suas escolhas, sem deixar nada ao acaso ou à manipulação de outros.



Fotografa e artista possui, sem dúvida, uma grande capacidade de autonomia, graças a qual, consegue reunir informações excelentes que a transformam em um privilegiado operador cultural.



Suas escolhas temáticas quanto à utilização das imagens que capta, constituem uma constante, exercida com energia e clareza sintetizadas com eficácia.



Rosa De Luca imprime em suas obras uma idéia própria a respeito da fotografia, assinalando como esta arte não deva ser usada tão somente como um simples instrumento de documentação, mas como meio de conhecimento e construção das relações análogas entre tempo e espaço real, entre história passada e a presente, através de formas e significados de seu habitat.



Na obra "Mar Revolto", doada ao acervo do Museu de Arte do Parlamento de São Paulo, a fotografa realça os valores estéticos do mundo marinho que retrata dando-lhe o justo e significativo espaço aos diversos planos que se projetam ao infinito.



A Artista





Rosa De Luca nasceu em São Paulo, em 1961. Após cursar o ensino fundamental e o médio, mudou-se para Itália onde formou-se em Artes pelo Liceo Artistico di Salerno.



Sua carreira como fotógrafa teve início em 1984, com uma exposição individual realizada no Centro Cultural São Paulo intitulada "São Paulo Cromática". Em 1986, mudou-se para Milão, onde estagiou no Super Studio durante vários anos. De volta ao Brasil em 1990, passou a atuar na área de fotografia de moda. Atualmente vive e trabalha em São Paulo.



Participou com ensaios fotográficos de diversas exposições individuais e coletivas, entre as quais se destacam o Salão Aberto paralelo à Bienal (Li Photogallery, 2004), Talentos da Comunicação (Fundação Bienal de São Paulo, 2004), Brasilianische Gesichter (Ludwig Museum, 2005), Acqua (Conjunto Cultural da Caixa Econômica Federal de São Paulo, 2005), Núcleos Contemporâneos II (Galeria Valú Ória, 2006) e Fotografias (Galeria Valú Ória, 2006).



Em 2007 publicou seu primeiro livro de fotografias intitulado "Contemporânea Arte Artistas" editado pela Alles Trade, retratando 60 dos mais importantes artistas da atual cenário cultural. Em 2008, editou seu segundo livro de fotos sob o titulo "Arte Vida Sul Bahia" e atualmente prepara um novo livro dedicado a São Paulo que deverá sair em 2010 com o apoio do IPH " Instituto de Recuperação do Patrimônio Histórico no Estado de São Paulo.



Possui obras em diversas coleções particulares e oficiais no Brasil, no exterior e no Museu de Arte do Parlamento de São Paulo.

alesp