Comissão aprova uso obrigatório de madeira certificada em obras públicas


16/03/2010 19:01

Compartilhar:

José Augusto (ao centro) na comissão<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2010/JOSEAUGUSTOOBRAS.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A Comissão de Defesa do Meio Ambiente aprovou nesta terça-feira, 16/3, parecer favorável ao projeto do deputado José Augusto (PSDB), que institui a política de fomento à utilização de madeira certificada em obras e serviços contratados pela administração pública direta e indireta, o que inclui as autarquias, empresas e fundações públicas estaduais. O projeto de lei seguirá agora para votação em Plenário.

"O Estado tem muitas obras nas quais são utilizadas grandes quantidades de madeiras. Um projeto dessa natureza é muito importante, pois uma das formas de devastação de nossas florestas é a extração de madeira ilegal. Mais de 70% da madeira consumida no Brasil vem da região Amazônica. Estima-se que a cada alqueire de madeira extraída legalmente, outros 100 alqueires sejam devastados pela exploração ilegal", disse José Augusto.

O deputado acrescentou que boa parte da madeira tem como mercado o Estado de São Paulo, que responde por 30% de todo o consumo do país. "Justamente por isso, o Estado de São Paulo precisa ter um papel decisivo nesta batalha pela preservação da Amazônia. Além da questão do aquecimento global, é importante que toda a cadeia da construção civil seja gerida de forma sustentável, com respeito aos direitos dos trabalhadores e à identidade das comunidades", finalizou José Augusto.



joseaugusto@al.sp.gov.br

alesp