Deputada e moradores vão intensificar luta pelo tratamento do esgoto em Guarujá


22/06/2005 12:28

Compartilhar:

Deputada Prandi defende implantação da rede de coleta e tratamento de esgoto na Santa Cruz dos Navegantes, em Guarujá<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/Prandi moradores.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Da assessoria da deputada Maria Lúcia Prandi

Garantir a implantação da rede de coleta e tratamento de esgoto na Santa Cruz dos Navegantes, em Guarujá. É com este objetivo que a deputada Maria Lúcia Prandi (PT) e os moradores do bairro vão intensificar a mobilização, visando pressionar a Sabesp a realizar as obras. Hoje, cerca de 20 mil pessoas moram no local e todo o esgoto é despejado in natura no Estuário de Santos.

A necessidade foi levantada durante plenária de prestação de contas realizada pela parlamentar, no domingo, 19/6, em Guarujá. A audiência pública teve a participação de quase 150 pessoas de 20 bairros. Entre os presentes, o ex-vereador José Pedro Cavalcanti (PT), a coordenadora do Centro de Cidadania de Vicente de Carvalho, Terezinha Ciconne, membros da direção municipal do PT e lideranças comunitárias.

"Desde o anúncio do convênio entre o Governo Estadual e o JBIC, há cinco anos, para realização de obras de saneamento ambiental na região, tentamos a inclusão da Santa Cruz dos Navegantes. Não conseguimos, mas vamos continuar a luta para que a Sabesp destine recursos próprios e realize as obras. A coleta e o tratamento do esgoto são essenciais para a saúde pública e a preservação ambiental", afirmou a deputada Prandi.

Entre as estratégias de ação, estará a realização de um abaixo-assinado pela realização da obra. O documento será entregue à direção da Sabesp e à Secretaria Estadual de Saneamento, Recursos Hídricos e Energia Elétrica. Paralelamente, a deputada Prandi está protocolando documentos na Assembléia Legislativa, propondo a implantação da rede de esgoto e indagando se a Sabesp já tem algum estudo nesse sentido.

Denúncias

A deputada Prandi já solicitou o agendamento de audiência com o prefeito Farid Madi. No encontro, a parlamentar quer discutir algumas denúncias surgidas durante a plenária com relação a serviços públicos na esfera municipal. As mais graves referem-se à saúde. Segundo a presidente da Comissão Provisória do PT na cidade, Maria Antonieta de Brito, três pessoas teriam morrido na última semana, enquanto aguardam vaga para internação.

Ainda na área de saúde, o munícipe Salomão Adelino da Silva destacou que procurou a rede municipal para marcar uma consulta com um neurologista e o agendamento foi feito para somente daqui a 65 dias.

Outro alvo de críticas foi o transporte coletivo. Moradores do bairro Guaiúba, por exemplo, reclamam da falta de ônibus no período noturno. A espera nos pontos, que aumenta ainda mais nos finais de semana, também foi reclamada por várias pessoas presentes. "Vamos conversar sobre essas questões com o prefeito, que como responsável pelo poder concedente pode exigir da empresa melhorias no serviço prestado à população", acrescentou.

mlprandi@al.sp.gov.br

alesp