Desagravo a ex-ministra


10/03/2008 16:51

Compartilhar:

Matilde Ribeiro, deputado José Candido e vereadora Claudete Alves<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/JOSE CANDIDO 14.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A Câmara Municipal de São Paulo realizou na última sexta-feira, 7/3, um ato em desagravo à ex-ministra da Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir), Matilde Ribeiro. A atividade aconteceu por iniciativa da vereadora Claudete Alves e contou com a presença da ex-ministra.

O deputado José Candido (PT) participou do ato que reuniu mais de cem pessoas, entre elas, lideranças políticas, partidárias, de movimentos sociais e religiosos. Para Candido, no episódio que levou ao pedido de demissão de Matilde, o alvo não foi a ex-ministra, e sim o projeto que ela representava e desenvolvia. "Matilde foi açoitada pelos capitães do mato da mídia conservadora. Quando o negro ocupa uma posição de destaque, para ele é um desafio e para os racistas um desaforo", declarou o parlamentar.

Matilde Ribeiro falou da sua trajetória no movimento social antes de ocupar um cargo público e também da responsabilidade que isso acarreta, "quem vive a vida pública tem a obrigação de acertar sempre, somos julgados pelos erros, jamais pelos acertos", enfatizou.

Quanto aos trabalhos na Seppir, a ex-ministra afirmou que "foram cinco anos de trabalhos relevantes para o Brasil, temos o dever de andar de cabeça erguida, orgulhosos da construção coletiva que é imprescindível para a construção de um país com igualdade para todos".

Claudete Alves disse que a Justiça mostrará que Matilde é inocente. Ela lembrou ainda do caso semelhante envolvendo a então ministra Benedita da Silva, declarando que "com os negros, são dois pesos e duas medidas!".

A vereadora declarou-se muito triste ao saber que no dia seguinte o mundo celebraria o Dia Internacional da Mulher e que no governo "seria menos uma em um universo de quase nenhuma", finalizou.



josecandido@al.sp.gov.br

alesp