Parlamentar pede mais campanhas de prevenção a AIDS


30/11/2009 11:27

Compartilhar:

Deputado Edmir Chedid<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/11-2009/CHEDIDAIDS.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O deputado Edmir Chedid (DEM) enviará ofício à Secretaria da Saúde pedindo o aumento do número de programas destinados à erradicação da Aids. A preocupação surgiu com os dados do Ministério da Saúde que afirmam que a incidência da doença aparece maior entre a população de municípios com menos de 50 mil habitantes. Este índice é semelhante ao de municípios da Região Bragantina e do Circuito das Águas.

No ofício, o parlamentar disse que os grandes centros urbanos registraram queda de 15% na incidência da doença entre 1997 e 2007. Nesse período, os casos nos municípios com menos de 50 mil habitantes dobraram, revelando que a epidemia caminhou para o interior. Em 1997, a taxa nos municípios com menos de 50 mil habitantes era oito vezes menor. Hoje, a relação caiu para três vezes.

Estes dados constam do Boletim Epidemiológico Aids/DST 2009. "Este boletim permitiu que as autoridades tomassem conhecimento das diversas epidemias existentes, além de oferecer instrumentos para que gestores públicos possam promover a adequação das respostas à sua realidade. Em São Paulo, vou sugerir ao governo do Estado medidas que visam oferecer uma solução à problemática", disse Edmir Chedid.

Dos 100 municípios com mais de 50 mil habitantes que apresentam maior taxa de incidência de Aids, os 20 primeiros da lista estão na região Sul do país. A primeira colocada é Porto Alegre (RS). Em contrapartida, a disposição de crescimento de casos de Aids nos municípios menores e a queda nos maiores confirmam-se na região Sudeste. "Os números explicam a preocupação com a Região Bragantina e Circuito das Águas", finalizou.



echedid@al.sp.gov.br

alesp