Defensoria Pública a favor de moradores de Mauá
Uma ação civil, movida pela Defensoria Pública do Estado de São Paulo, foi protocolada, no dia 1º/3, na 1ª Vara Cível de Mauá, prevendo que tanto a Dersa como a Prefeitura de Mauá ajam no sentido de reparar a injustiça financeira e social cometida contra a população do bairro Jardim Oratório, por conta do desalojamento de cerca de 2 mil famílias, cujas casas estavam no perímetro da obra de extensão do Rodoanel, trecho sul. A ação é fruto de encaminhamento do deputado Carlos Giannazi (PSOL) ao órgão pedindo que este acionasse a Dersa a recompor indenizações.
Na peça jurídica elaborada pela Defensoria constam cerca de 15 solicitações e o pedido para que as pessoas sejam reassentadas de forma digna, com elevação do piso mínimo pago pelas casas ou benfeitorias nos terrenos a valores de mercado, bem como a indenização dos moradores de terrenos, mesmo que ocupados de forma irregular. A ação ainda está em fase inicial na Justiça e, uma vez julgada procedente, no caso de descumprimento, uma multa diária será cobrada da Dersa e da prefeitura.
Giannazi esteve na Câmara Municipal de Mauá, no dia 5/3, ao lado dos defensores públicos e moradores, e disse que a ação da Dersa desrespeitava a Constituição Federal e o Estatuto da Cidade, assim como desrespeitava os moradores com ações intimidatórias.
carlosgiannazi@uol.com.br
Notícias mais lidas
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Deputado pede ao MP prisão de participante de 'A Fazenda' por ameaça e maus tratos contra enteado
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- Meia-entrada: quem tem direito ao benefício?
- Seduc pretende substituir professores de educação especial por cuidadores sem formação
- Alesp aprova e estado de São Paulo passa a ter 78 estâncias turísticas
- Delegada Raquel Gallinati toma posse como deputada na Alesp
- Carlos Bolsonaro e Mário Frias recebem Colar de Honra ao Mérito em Sessão Solene da Alesp
- Com aprovação da Alesp, estado de São Paulo pode aderir ao Propag
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações