Museu de Arte do Parlamento de São Paulo - Victor Brecheret Filho


23/08/2011 09:56

Compartilhar:

Brancusi<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/08-2011/BRANCUSIVICTORBRECHERETFILHO.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Victor Brecheret Filho<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/08-2011/VICTORBRECHERETFILHO.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Cada escultura de Victor Brecheret Filho é uma viagem de retorno a Ítaca, à Grécia, à Itália ou às terras brasileiras, com uma saudade homérica do lar, dos afetos, além de reclamar os ecos, as emoções e a feliz condição que permanece em todos nós: a infância junto à casa paterna.

O artista se volta para as pedras e para madeira, não só para recuperar dos seus acostamentos formais e cromáticos ou o fantástico de um universo amado, mas para reencontrar e para interrogar a própria alma.

Os materiais que Victor Brecheret Filho usa são pedras, troncos, madeiras e seixos rolados, que exercem uma influência sobre a abstração e fazem nascer um número crescente de experiências sensoriais e psíquicas. A abstração não constitui, entretanto, sua preocupação essencial.

Ao pesquisar as possibilidades do que chamaríamos de matéria morta do mundo inorgânico, o escultor consegue dar vida a seres que possuem movimento próprio através da assemblage de seus seixos rolados e de seus troncos.

O escultor aprendeu o significado de penetrar até o centro da matéria, ao mesmo tempo que conseguiu discernir como o material, por si próprio, pode ajudar a criar uma forma que é viva no próprio artista e destinada a encontrar o caminho da realização.

Outro interesse de Victor Brecheret Filho se direciona para todo aquele material considerado inservível para a produção de objetos de utilidade prática. A sucata exerce sobre ele um fascínio especial e o estimula à realização de composições que, mesmo sendo de elementos díspares, têm grande rigor formal.

Em "Brancusi", obra doada ao acervo do Museu de Arte do Parlamento do São Paulo, a validade de sua escultura não depende tanto da temática, mas de como ela vem interpretada na própria obra.



O artista

Victor Brecheret Filho nasceu em São Paulo, no ano de 1942. Formou-se em engenharia civil pela Universidade Mackenzie em 1967 e possui larga experiência em projeto e construção de usinas hidrelétricas e obras hidráulicas. Exerceu importantes cargos, como executivo, de empresas estatais e privadas.

Desde o ano 2000, é conselheiro e sócio fundador do Instituto Victor Brecheret, destinado a perpetuar a memória e divulgar a obra do grande escultor Victor Brecheret, seu progenitor.

Conforme esclarece Cristina Figueiredo, "aos 60 anos, com sua missão aparentemente cumprida, deu-se enfim o direito de sonhar, viver, sentir a emoção de exprimir todos estes sentimentos de uma nova forma, materializando em esculturas e obras sua visão das questões fundamentais acerca da vida, do universo e das origens".

Como artista plástico realizou, recentemente, exposições em Campos do Jordão, Brasília, São Paulo e Miami, EUA. Suas obras encontram-se em diversas coleções oficiais e particulares, destacando-se entre elas no Museu de Arte do Parlamento de São Paulo.

alesp