Restauração de acervo requer empenho do governo do Estado


02/03/2012 15:02

Compartilhar:

Edinho Silva discursa da tribuna<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2012/EDINHOSILVAPORTINARIp.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Mais de 20 obras de Cândido Portinari, expostas na Igreja do Senhor Bom Jesus da Cana Verde, em Batatais, passam por um processo grave de deterioração. O acervo, avaliado em US$ 30 milhões, está submetido a uma infestação de cupins e infiltração.

O problema foi levado ao conhecimento da Assembleia pelo deputado e presidente do PT do Estado de São Paulo, Edinho Silva. Na tarde da quarta-feira, 29/2, da Tribuna, o parlamentar pediu empenho do governo do Estado de São Paulo a fim de garantir a restauração.

A igreja guarda obras que compõem o maior acervo sacro reunido do artista, incluindo as 14 telas da Via Sacra tombadas pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico de São Paulo, o Condephaat. Embora a liberação de recursos para a recuperação já tenha sido aprovada pelos órgãos federais, os quadros continuam em grave situação devido a burocracia e impasses entre as instituições envolvidas.

"O governo não pode permitir que o maior acervo sacro de Candido Portinari pereça em nosso Estado. Fiz um requerimento para que o Executivo paulista faça a intermediação do diálogo entre as partes, superando contradições e viabilizando a recuperação das obras", disse Edinho. Segundo ele, um ofício de sua autoria foi encaminhado à Comissão de Educação e Cultura da Assembleia solicitando o debate do tema e devidos encaminhamentos.



edinhosilva@al.sp.gov.br

alesp