Moção de Aplauso ao nadador Daniel Dias


29/10/2008 19:04

Compartilhar:

Daniel Dias<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/10-2008/CHEDID NADADOR.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O deputado Edmir Chedid (DEM) apresentou à Assembléia Legislativa Moção de Aplauso ao nadador Daniel Dias pela brilhante atuação na Paraolimpíada de Pequim, evento em que o atleta se sagrou recordista mundial e se tornou o maior medalhista paraolímpico brasileiro. Na competição, Daniel Dias acumulou nove medalhas, sendo quatro de ouro, quatro de prata e uma de bronze. Além disso, recebeu o prêmio Laureus World Sportperson of the Year with a Disability (Melhor Desportista do Ano Portador de Deficiência).

Segundo o deputado, a homenagem representa o reconhecimento da população do Estado de São Paulo e do Poder Legislativo ao trabalho e às conquistas obtidas pelo atleta em competições de nível internacional. "Daniel Dias, de apenas 26 anos, é um fenômeno porque subiu ao pódio em todas as provas que disputou nas paraolimpíadas de Pequim 2008. Esse nadador magnífico que encantou o mundo com seu sorriso e sua arte na água se tornou o maior medalhista paraolímpico brasileiro", explicou.

Nascido em Campinas - com malformação congênita dos membros superiores e da perna direita - e criado em Camanducaia, sul de Minas Gerais, Daniel contou com o apoio dos pais que, para tornar o filho mais forte no enfrentamento das barreiras criadas pelo preconceito e para superar a discriminação, colocaram-no em contato com o esporte na Associação Desportiva para Deficientes, em São Paulo. Neste local, aprendeu a nadar todos os estilos em apenas quatro aulas. Depois de dois meses, foi matriculado numa academia de Bragança Paulista, onde permaneceu por dois anos, viajando diariamente uma hora e meia de ônibus para treinar, enquanto à tarde freqüentava a escola em Camanducaia. Atualmente, Daniel vive com os pais em Bragança Paulista, onde também cursa o primeiro ano de Educação Física na Universidade São Francisco.

Daniel Dias começou a representar o Brasil em campeonatos internacionais em 2006, ocasião em que disputou, na África do Sul, o Mundial de Natação Paraolímpico, batendo dois recordes e trazendo para a casa cinco medalhas, sendo três de ouro e duas de prata. Em agosto de 2007, ele se sagrou nos Jogos Parapanamericanos do Rio de Janeiro, tornando-se o atleta com o maior número de vitórias na competição, com oito medalhas nas oito provas das quais participou. "Ele superou todos os obstáculos e todas as expectativas. Por isso, devemos pleno reconhecimento às suas atividades que são motivo de orgulho para todo o país", comentou Edmir Chedid.

Antes de seguir a Pequim, Daniel Dias foi considerado o maior atleta paraolímpico de 2007 pelo Comitê Olímpico Brasileiro. Devido ao seu desempenho neste mesmo ano, ele foi pré-selecionado para o prêmio Laureus Disability Award (Melhor Desportista Deficiente). Considerado o "Oscar" do esporte mundial, o prêmio é uma das maiores honrarias do calendário esportivo internacional. A sua academia, composta por 43 dos principais desportistas de ambos os sexos, de todos os tempos, conferiu ao Laureus World Sportperson of the Year with a Disability (Melhor Desportista do Ano Portador de Deficiência) a Daniel Dias, em 18 de fevereiro de 2008, em cerimônia televisionada no Mariinsky Concert Hall, em São Petersburgo, Rússia.

Muito solicitado desde que retornou dos Jogos Paraolímpicos de Pequim, Daniel Dias tem realizado palestras sobre esportes por todo o Brasil. Incansável na missão de incentivar a prática de esportes entre os portadores de deficiência física e entre os demais jovens, o atleta já tem delineada a sua próxima meta: os Jogos de Londres, em 2012. Para a competição, Dias pretende trabalhar duro no sentido de melhorar ainda mais a sua performance e, assim, incentivar muitos outros jovens portadores de deficiência a competirem.



echedid@al.sp.gov.br

alesp