Hortos florestais paulistas


04/02/2009 19:26

Compartilhar:

Ana Perugini (dir) em visita ao assentamento Simon Bolívar, em Getulina<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/02-2009/ANA PERUGINI INCRA.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Reunião entre o mandato da deputada Ana Perugini (PT), a Federação da Agricultura Familiar (FAF) e a Central Única dos Trabalhadores (CUT), realizada nesta quarta-feira, 4/2, no gabinete da parlamentar em Hortolândia, na Região Metropolitana de Campinas (RCM) discutiu a situação dos 12 hortos florestais paulistas que se encontram sob a responsabilidade da Fundação Instituto de Terras do Estado de São Paulo José Gomes da Silva (Fundação Itesp). O objetivo é conseguir que as áreas, antigas fazendas que hoje abrigam assentamentos, passem para a responsabilidade do Instituto de Colonização e Reforma Agrária (Incra).

Participaram da reunião o diretor da secretaria sindical da FAF, Valter Aparecido Durante, o assessor jurídico da CUT, Lafayete Bié, e o assessor parlamentar da deputada, Divino Peixoto. Segundo Durante, o objetivo é agendar uma reunião com o ministro do Planejamento, Orçamento e Gestão, Paulo Bernardo Silva, para reivindicar que as áreas passem para a responsabilidade do Incra, órgão responsável pela reforma agrária no país", explicou Durante.

Os 12 hortos abrigam 1,2 mil famílias assentadas que integram a agricultura familiar. No próximo dia 18, já está agendado encontro entre a comissão política dos hortos que acompanha o processo e é composta por membros da FAF, da Federação dos Empregados Rurais Assalariados do Estado de São Paulo (Feraesp) e do Movimento Sem-Terra (MST).

A reivindicação deve-se ao descontentamento das famílias assentadas em relação às ações do Itesp dentro dos hortos que, além de não dar o auxílio técnico assumido, também estaria promovendo ações de reintegração de posse, atuando como órgão fiscalizador.



aperugini@al.sp.go.br

alesp