Frente Parlamentar mobiliza deputados contra legalização do aborto


23/07/2007 17:29

Compartilhar:

Deputado Orlando Morando <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/orlando morando0008.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Uma das frentes parlamentares instaladas no primeiro semestre deste ano na Assembléia Legislativa foi a Frente Parlamentar em Defesa da Vida Contra o Aborto, constituída em 26/6. Coordenada pelo deputado Orlando Morando (PSDB), a intenção da frente é servir de espaço para debater o tema, além de buscar uma integração do Legislativo paulista com movimentos de preservação da vida. Segundo Morando, o grupo irá trabalhar para conscientizar a população de que não se deve aprovar o direito de matar. "Por isso, somos contrários à aprovação do Projeto de Lei 1.135/91, que tramita no Congresso Nacional e visa a legalização do aborto até o nono mês de gravidez. O direito à vida está na nossa Constituição e no Pacto de São José da Costa Rica, tratado internacional sobre direitos humanos. No referido tratado, o Brasil afirma que a vida de qualquer ser humano tem origem na concepção", defende o deputado.

A frente parlamentar, além de pretender integrar o Legislativo com as entidades representativas que tenham os mesmos objetivos propostos por ela, tem como metas conscientizar a população de que a prática do aborto em nada difere dos crimes mais bárbaros praticados contra a vida; estimular o debate por meio de campanhas no âmbito estadual com a participação de todos os segmentos da sociedade: estudantil, religioso, sindical, político etc.; criar uma campanha sobre o tema a ser veiculada nos meios de comunicação popular; e realizar seminários em defesa da vida, entre outras iniciativas.

O lançamento da frente contou com a presença do presidente do Regional Sul 1 da CNBB, Dom Nelson Westrupp, de representantes da Coordenação Estadual em Defesa da Vida, que reuniu de cerca de 11 mil pessoas no ato público pela vida, realizado em março na Praça da Sé, da coordenadora do Comitê Estadual em Defesa da Vida Marília de Castro, do dirigente do grupo fraternal espírita Adolfo Bezerra de Menezes, do vice-prefeito de São Bernardo do Campo José Roberto de Mello, do diretor do Centro de Divulgação do Islam para a América Latina Mountez Hachem el Orra, e dos deputados Afonso Lobato, Reinaldo Alguz ( ambos do PV), e Marcos Zerbini (PSDB). Dezoito deputados aderiram à frente, além da igreja católica, igrejas evangélicas e espíritas, comunidade islâmica e da Secretaria Estadual de Assistência e Desenvolvimento Social.

alesp