Ameaça ao patrimônio histórico de Itanhaém


14/04/2009 15:58

Compartilhar:


A necessidade de destinar recursos para a recuperação do patrimônio histórico de Itanhaém foi reiterada pela deputada Maria Lúcia Prandi (PT) em indicação ao governo do Estado. Sua maior preocupação é com a Igreja Matriz de Sant´Ana e com o convento e a igreja franciscanos de Nossa Senhora da Conceição, que apresentam estado crítico de conservação. "É uma situação incompatível com a importância desses tesouros coloniais", disse a parlamentar, que há cinco anos apresenta emendas ao Orçamento estadual, destinando verbas para o restauro das edificações históricas.

"O governo do Estado não reconhece a importância do investimento. Se nesses cinco anos as emendas tivessem sido acatadas, teríamos avançado muito na recuperação desses bens", observa Maria Lúcia. Ela reclama uma "intervenção urgente e firme do governo" e define a situação como "escandalosa".

Maria Lúcia também protocolou moção dirigida ao governo federal para que o Ministério da Cultura aprove a inclusão da Matriz de Sant´Ana nos benefícios da Lei Rouanet.

Segundo a deputada, brocas, cupins, goteiras, umidade e instalações elétricas precárias ameaçam telas de Benedito Calixto, imagens sacras e altares. O Convento de Nossa Senhora da Conceição é um dos mais antigos santuários do país. Registros históricos dão conta de que o início da construção da Matriz de Sant"Ana teria ocorrido entre 1642 a 1679.



mlprandi@al.sp.gov.br

alesp