Debates marcaram sessão que deu posse a Franco Montoro como presidente da Assembleia paulista

Homenagem à memória de André Franco Montoro
15/07/2009 19:41

Compartilhar:

Posse de Franco Montoro como presidente da Assembleia paulista<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/07-2009/FMONTORO 4.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A posse do deputado Franco Montoro na presidência da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo se deu durante a sessão que também empossou os deputados recém-eleitos a mandatos estaduais, em 12/3/1955. Na mesma data, foram também eleitos os demais membros da Mesa Diretora da Casa, em votação secreta como determinava o então Regimento Interno da Assembleia vigente, segundo notas taquigráficas da sessão, há três anos e datando de 1952.

Franco Montoro, no mesmo dia em que tomou posse como deputado estadual, derrotou o candidato à presidência da Casa indicado pelo então governador de São Paulo, Jânio Quadros, com o voto da maioria do Parlamento para assumir o cargo.

Os debates feitos na sessão de posse indicam uma disputa em torno do processo de votação que seria mais adequado: cada deputado votar em uma única cédula nos candidatos aos cargos da Mesa Diretora, ou em cédulas separadas, ou ainda cada um dos deputados proceder conforme sua escolha entre as duas possibilidades.

Em ambas escolhas, cédula única ou diversas com o voto dos deputados, estas seriam colacadas em um único envelope entregue pela Mesa que presidia os trabalhos.

A discordância se deu em torno do entendimento sobre requerimento apresentado pelo deputado Cássio Ciampolini que propunha que a votação fosse feita nas duas formas.

O Regimento Interno, na época, também previa que o Plenário deliberasse sobre o método de votação.

Após acalorados debates, foi aprovada a votação de acordo com o critério pessoal de cada deputado: ou uma cédula com o nome de todos os membros da Mesa ou cédulas distintas para cada cargo.

As intervenções do deputado Cantídio Sampaio sugeriam a obstrução deliberada dos trabalhos da sessão, que foi suspensa por duas horas e 25 minutos para a elaboração das cédulas, o que forçou a prorrogação dos trabalhos.

Aberta a urna, constatou-se o número de 74 sobrecartas, ou seja, 74 envelopes contendo cédulas. Franco Montoro recebeu 38 votos contra 36 direcionados para o deputado Vicente Botta.

Houve outros debates em torno da questão de Franco Montoro presidir a sessão sem que fosse encerrada a apuração dos eleitos para os demais cargos da Mesa. No final dos trabalhos, houve tumulto e um requerimento oral, formulado pelo deputado Cid Franco, para que Montoro tornasse, conforme seu compromisso de campanha, a votação aberta para os cargos da Mesa, conforme já acontecia na Câmara Municipal de São Paulo.

alesp