Presidente da Telefonica comparece à comissão


03/02/2010 19:35

Compartilhar:

Reunião da Comissão de Transportes e Comunicações<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/02-2010/TRANSPORTESDEPSROB_7839-2.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>  Antonio Carlos Valente da Silva e Edmir Chedid<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/02-2010/TRANSPORTESantonioc.v.da silvaechedid01ROB.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Orlando Morando, João Caramez e Celso Giglio<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/02-2010/TRANSPORTESMORANDOCARAMEZEGIGLIOROB_7843-2.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Antonio Carlos Valente da Silva<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/02-2010/TRANSPORTESantoniocarlosvalentedasilva02ROB.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Antonio Carlos Valente da Silva (à dir.)<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/02-2010/TRANSPORTESvictoreantoniocarlosvalentedasilva11ROB.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Problemas em 2009 motivaram a convocação



Nesta quarta-feira, 3/2, a Comissão de Transportes e Comunicações, presidida pelo deputado Edmir Chedid (DEM), recebeu Antonio Carlos Valente da Silva, presidente da Telefonica. Convocado por requerimento do deputado Orlando Morando (PSDB), para prestar esclarecimentos sobre as quedas que ocorreram no sistema telefônico em geral do Estado de São Paulo, no ano de 2009, Valente iniciou sua fala explanando sobre a Telefonica, que opera em 622 dos 645 municípios paulistas, "e tem feito investimentos crescentes no país".

Presente em mais de 25 países, com 270 milhões de clientes, sendo que 160 milhões na América Latina, a Telefonica, além de atuar na telefonia fixa, é composta por outras empresas, que incluem a Vivo, de telefonia móvel, em parceria com a Portugal Telecom. E fazem parte do grupo também o provedor de internet Terra e outras empresas de call center, de pesquisa e desenvolvimento, e são mantidos programas sociais.



Problemas de 2009



Em relação ao motivo específico da convocação, Valente explicou que ocorreram dois problemas na telefonia, em junho e setembro de 2009. A rede telefônica foi afetada, no dia 8/9, por grandes descargas elétricas, que levaram à interrupção por 50 minutos inclusive dos serviços de emergência. Para evitar a repetição deste problema, a Telefonica duplicou a rede para esses serviços, que desde então, mesmo com as recentes chuvas, não foi mais afetada.



Internet



Ocorreram também quatro eventos na rede de dados, que se deveram a ataque externo, parcialmente bem-sucedido, ao equipamento DNS (Domain Name System - Sistema de Nomes de Domínios), que resolve nomes de domínios em endereços de rede (IPs). Mas erros no necessário processo de ampliação da rede ocorreram, um deles por falha humana.

O grande aumento da demanda de internet desde 2007 gerou problemas de atendimento, que levaram a Anatel a suspender a venda do serviço de conexão à internet, o Speedy, para permitir à empresa recuperar-se. Foram realizadas 11 ações, entre as quais a aceleração do processo de expansão, com ampliação dos canais de saída para redes internacionais, uso de softwares de proteção mais potentes e o estabelecimento de procedimentos de intervenção mais rígidos.

O serviço de atendimento ao cliente também foi ampliado, com melhoria das centrais de atendimento e nas vendas de pacotes promocionais. Atualmente, as redes estão com funcionamento normal e estável, sem apresentar problemas, como aponta a queda do número de reclamações de clientes tanto no call center da Telefonica como no Procon.

Sobre a banda larga popular, Valente informou que um dos maiores obstáculos é a alta carga tributária incidente sobre equipamentos. Em relação a isso, o governo de São Paulo aprovou no Confaz a proposta de suspensão dos impostos estaduais sobre o serviço. A banda larga popular, ao custo de R$ 29 mensais, começará a ser implantada em 24/2, na Grande São Paulo, e usará o sistema wireless.

Ao final da reunião, presidente da Telefonica convidou os parlamentares da comissão para uma visita ao Centro de Operações da empresa.

alesp