Jubileu de Prata


15/03/2012 18:19

Compartilhar:

Vitor Sapienza  <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2012/VitorSapienzaww7.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O dia 15 de março de 2012 é uma data muito importante na minha vida. Faz 25 anos que fui empossado pela primeira vez como deputado estadual. De lá para cá foram muitas batalhas, todas elas com o intuito de defender o meu ponto de vista sobre cada matéria analisada, cada objetivo que, na minha opinião, representava os anseios da população do nosso Estado.

Muitas pessoas irão dizer que os tempos são outros e, realmente, são. Em 15 de março de 1987, o Brasil vivia os primeiros passos de uma nova fase democrática, conquistada por inúmeras campanhas e protestos contra o regime militar que durou vinte anos.

Em 1986, fui eleito com 47.434 votos. Depois de diplomado pela Justiça Eleitoral, entrei na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo para assumir o meu mandato, para lutar por tudo aquilo que acredito, para dar voz a uma parcela da população que, assim como eu, teve que lutar muito para estudar e buscar seu espaço no mercado de trabalho.

Não irei mencionar o número de projetos de lei e demais iniciativas que já apresentei, afinal os primeiros, com certeza, foram feitos em máquinas de escrever, equipamento que não guarda uma cópia do material produzido, bem diferente do que acontece com os computadores que possuem uma memória virtual dos trabalhos realizados.

Vou citar apenas algumas das minhas batalhas. É de minha iniciativa a contribuição de solidariedade, que destina parte das taxas recolhidas pelos cartórios para as Santas Casas. Não vou negar que essa foi uma briga longa e que me desgastou muito, mas recompensadora. Se as Santas Casas passam por tantas dificuldades, mesmo recebendo os proventos da Contribuição de Solidariedade, imagine quantos doentes deixariam de ser atendidos sem esse recurso.

Criei um personagem: "o mesmo". Quem nunca brincou com a frase escrita nas placas que pedem aos passageiros que: "Antes de entrar no elevador, verifique se o mesmo encontra parado nesse andar"? Brincadeiras à parte, esse aviso ajuda a salvar muitas vidas.

A mais recente batalha que travei está relacionada à questão da saúde. De minha autoria, a Lei 14.466/11, que proíbe os profissionais da saúde de usar jalecos e aventais fora do ambiente de trabalho. Essa é uma forma de evitar o livre trânsito de bactérias entre os estabelecimentos de saúde e o ambiente externo. Na área da saúde pública foram várias as iniciativas: a obrigatoriedade do Teste do Pezinho, o do exame da retinoplastia congênita, Bebê Canguru, Campanha de vacinação contra a Varíola, entre outras.

Anualmente, a Loba Romana premia as pessoas que lutam pela manutenção da cultura e costumes italianos no Brasil. Vale lembrar que, nosso país e o Estado de São Paulo muito se desenvolveram graças aos imigrantes italianos que vieram para cá para trabalhar, transformando o amargo do trabalho na lavoura de café em realização.

Exerci muitas funções na minha vida pública-política: membro efetivo de várias comissões permanentes, líder partidário, governador do Estado de São Paulo em exercício e presidente da Assembleia Legislativa.

Paralelamente à vida pública, desenvolvi, e desenvolvo, programas que buscam dar qualificação profissional aos menos favorecidos. Já realizamos cursos de cabeleireiros, datilografia e informática, e formamos dezenas de milhares de jovens e adultos que, graças a isso, conseguiram sair da situação de vulnerabilidade social.

Mais de 45.000 idosos participaram do "Programa Alegria de Viver". Boa parte deles só conheceu o mar por conta desse programa. Viagens para Aparecida levam grupos de Terceira Idade para visitar a Basílica da Padroeira do Brasil.

Na área esportiva, promovi e realizei dezenas de competições, para adultos e crianças. Atualmente, a Copa Vitor Sapienza de futebol veterano é uma forma de valorizar àqueles que passaram dos 40 anos e gostam de praticar esportes. Este ano a competição está sendo realizada com a presença de 32 equipes.

Por fim, gostaria fazer alguns agradecimentos: primeiramente, a Deus, que, aos meus 78 anos de idade, me dá saúde e disposição para continuar meu trabalho. À minha esposa, filhas, filho, netos e netas pelos momentos da vida de vocês que não pude acompanhar por conta das atividades de meu mandato.

Não posso deixar de agradecer aos eleitores que confiam no meu trabalho e a cada eleição me ajudam nessa luta. Aos parceiros que acreditam em meus projetos e programas. De modo especial, sou grato aos funcionários que já integraram a minha equipe e aos que hoje me ajudam no atendimento das demandas da população. De modo muito particular, vou citar dois profissionais que faleceram enquanto integravam a "nossa turma": Sebastião Cabral Camargo e José Luiz Lima, duas lacunas impossíveis de serem completadas.



Vitor Sapienza é deputado estadual (PPS), presidente da Comissão de Ciência, Tecnologia e Informação, ex-presidente da Assembleia Legislativa de São Paulo, economista e agente fiscal de rendas aposentado.

alesp